02 / 01 / 20

O brasileiro aprendeu a viajar e para 82% viajar com amigos é melhor do que com parentes

Uma pesquisa feita pelo aplicativo de opinião pública e debate, Quinto, apontou que 62% dos usuários economizam para viajar.

O brasileiro aprendeu a viajar e para 82% viajar com amigos é melhor do que com parentes

O mundo em nossas mãos. O brasileiro aprendeu a viajar e para 82% viajar com amigos é melhor do que com parentes – Divulgação

Janeiro, Fevereiro e Julho são os meses campeões para viagens, sejam elas curtinhas ou de férias longas e esse ano, para ajudar, está repleto de feriadões. Uma pesquisa feita pelo aplicativo de opinião pública e debate, Quinto, apontou que 62% dos usuários economizam para viajar. A plataforma tem uma categoria de perguntas somente sobre viagens, onde os usuários respondem através de SIM ou NÃO perguntas desenvolvidas por jornalistas com informação e clareza.
Pousada Ilha do Papagaio - Lugares paradisíacos e exclusivos estão no topo da lista

Pousada Ilha do Papagaio – Grande Florianópolis – SC – Lugares paradisíacos e exclusivos estão no topo da lista – Foto: Drone – Divulgação

Há dados muito curiosos de como os brasileiros gostam de viajar, como por exemplo, durante os passeios de carro. O Quinto é um aplicativo gratuito que conta com mais de 40 mil usuários cadastrados e foi criado para organizar e representar a opinião pública coletiva, por meio de enquetes, debates e informação de qualidade e está disponível na loja do seu celular. Mais informações no site www.oquinto.org ou @appquinto.
Você também não pode perder tempo e deixar para última hora a sua reserva. Não vai conseguir. Pizzaria Lorenzo´s, indiscutivelmente a melhor e a mais premiada da Grande Florianópolis. O visual da Ilha da Magia de lá (Cacupé), é fantástico. Agora com espaço para eventos.

Pizzaria Lorenzo´s, indiscutivelmente a melhor e a mais premiada da Grande Florianópolis. O visual da Ilha da Magia de lá (Cacupé), é fantástico. Agora com espaço para eventos.

TURISMO EM ÁREAS NATURAIS E CHAVE PARA O DESENVOLVIMENTO

 No Brasil, três dos destinos mais procurados pelos turistas têm atrativos naturais como fonte de interesse para os visitantes

Lagoinha do Leste – Florianópolis SC – Foto – Secom/Santur

Cabe comentar que iniciativas desenvolvidas na Mata Atlântica e no Pantanal usam a visitação e a gestão qualificada de áreas naturais protegidas como meio para a gerar empregos e renda. No Brasil, três dos destinos mais procurados pelos turistas têm atrativos naturais como fonte de interesse para os visitantes: Rio de Janeiro (que atrai 29,7% dos turistas), Florianópolis (17,1%) e Foz do Iguaçu (12,9%), segundo dados da Organização Mundial do Turismo (OMT).
Localizado no bioma mais bem preservado do País, Alto Pantanal foi criado para pensar em oportunidades de negócios e melhorias para a cadeia do turismo regional

Localizado no bioma mais bem preservado do País, Alto Pantanal foi criado para pensar em oportunidades de negócios e melhorias para a cadeia do turismo regional
Foto: Lalo de Almeida / Folhapress

Apesar das características singulares do território brasileiro, o estudo indica que as taxas de crescimento do turismo internacional no País foram de 0,6%, em 2017, e 0,5%, em 2018. Entretanto, no Peru e na Argentina, de acordo com o Ministério do Comércio Exterior e Turismo do Peru e o Instituto Nacional de Estatística e Censos da Argentina, o crescimento em 2018 foi de 10% e 7,5%, respectivamente. Além disso, o turismo movimenta a economia: cada turista gastou, em média, US$ 53,96 por dia durante a passagem pelo Brasil, o que é muito pouco e muito aos países informados anteriormente.
Essa sobremesa é fundamental após a Ceia de Natal. É sair da geladeira e ir para a mesa. Um sonho de Natal do Bolo da Madre em são José - SC

Essa sobremesa Red Velvet é fundamental para todo e qualquer evento. É sair da geladeira e ir para a mesa. Maravilhas do Bolo da Madre em São José – SC. E você ainda pode pedir pelo Ifood.

ELEFANTE BRANCO – CENTRO DE EVENTOS DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Centro de Eventos de Balneário de Camboriú

Centro de Eventos de Balneário de Camboriú – Divulgação Santur

Finalmente e segundo informações “antes do prazo previsto”, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC) protocolou a análise do processo que trata da concessão do Centro de Eventos de Balneário Camboriú. Foi recomendada para a Agência de Desenvolvimento do Turismo de SC (Santur) a adoção de 34 alterações nos documentos que compõem o processo, visando o atendimento de orientações técnicas. As adequações solicitadas e a devolução do processo ao TCE, para a futura abertura do edital de concessão do equipamento, devem ocorrer até a segunda quinzena de janeiro de 2020. O cronograma de finalização das obras do Centro de Eventos que se arrasta a anos “deverá” estar em pleno funcionamento no segundo semestre de 2020, se não chover. Portanto, os eventos estão sendo pré-agendados com datas somente a partir do mês de julho. mas é bom sempre ter um plano B na manga.
Fisio Sports - Fisioterapia e Pilates

Fisio Sports – Fisioterapia e Pilates – Comece o ano novo em forma – Cumpra as promessas que você fez para esse ano novo.

RIO GRANDE DO NORTE RECEBE MAIS VOOS

Rio Grande do Norte recebe mais voos

Rio Grande do Norte recebe mais voos – Foto-Secon-RN

Com Secretaria de Turismo e um governo do estado alinhados de fato ao turismo e ao progresso, o RN recebe mais voos e amplia possibilidades de receber turistas estrangeiros. A Gol Linhas Aéreas confirmou a implantação de três voos diários ligando o Aeroporto de Natal ao Aeroporto de Fortaleza a partir do dia 01 de fevereiro de 2020. Com grande importância estratégica no Nordeste, o Fortaleza Airport é o principal HUB das companhias internacionais Air France/KLM na região, servindo como centro de distribuição e transferência de voos para conectar os passageiros até seu destino final. A companhia conta agora com 16 voos diretos para o estado, um claro reflexo da política de redução do QAV, em vigor desde o mês de junho deste ano. Além dos dez voos já estabelecidos antes do decreto, a GOL implantou em 2019 mais três novas frequências regulares entre o Aeroporto de Natal e o RIO Galeão, no Rio de Janeiro.
Rio Grande do Norte é a principal rota de conexão do grupo Latam a nível global

Rio Grande do Norte é a principal rota de conexão do grupo Latam a nível global – Infográfico: Divulgação

Cabe ainda informar que, graças ao investimento pesado daquele governo em turismo, o trecho Buenos Aires – Natal, via Guarulhos, é a principal rota de conexão do grupo Latam Airlines em caráter global, tendo transportado, de setembro de 2018 a setembro de 2019, 87.893 passageiros. É o que revela a pesquisa realizada pelo Analisador de Tráfego OAG do Airline Network News and Analysis (ANNA), site dedicado ao planejamento de inteligência da rede aérea internacional. A pesquisa coloca Buenos Aires – Natal como maior mercado indireto do Grupo, ou seja, mercado com voos de apenas uma conexão. No total, transitam nessa rota 131 mil passageiros e a companhia possui dois terços de participação. “Como principal emissor de turistas internacionais para o Rio Grande do Norte, o mercado argentino é trabalhado constantemente nas ações de divulgação do estado. Acreditamos que a promoção em consonância com a melhoria da malha aérea para o RN corroboraram para esses dados positivos”, afirma a secretária de turismo, Aninha Costa. Imaginem agora com todas as low costs naquele aeroporto.
O Hotel Renar durante o natal e réveillon esteve com 100% de ocupação

O Hotel Renar durante o natal e réveillon esteve com 100% de ocupação

O Hotel Renar durante o natal e réveillon esteve com 100% de ocupação e por conta disso resolveu inovar ainda mais para atender seus atuais e futuros hóspedes.  Para acompanhar ritmo crescente de hospedagem resolveu trazer novas experiências criando um site novo, que já está no ar! As fotografias que você vai ver por lá foram produzidas com todo o cuidado, para valorizar cada ambiente. Ele está muito mais completo, dinâmico, com melhor usabilidade e um visual moderno e elegante, que vem ao encontro do estilo da nova ala do Hotel Renar, onde a beleza da superação é o ponto principal! Além disso o ícone hoteleiro do Vale do contestado promete grande novidades para esse 2020.
Cauê - Sabores da Mata

Agora sim nós temos o verdadeiro AÇAÍ do Pará. Cauê – Sabores da mata. Além disso as saborosas comidas típicas daquele estado, que é a Joia da Amazônia. Nada de mistura, a não ser que você queira, da primeira e da segunda batida. Daqui alguns dias o verdadeiro sorvete de açaí que eu só consigo tomar na Estação das Docas em Belém. Além disso eles também são distribuidores. E agora, como grande novidade, a famosa baiana, rainha do acarajé, Jucélia Conceição, cuja mãe já fez história na Ilha da Magia, irá fazer as honras da casa toda a sexta-feira fazendo seus acarajés, vatapás, e outras comidas típicas baianas. Mais outra novidade é que também funciona aos domingos. Não dá pra perder.

AEROPORTO RECEBERAM 5,39 MILHÕES DE PESSOAS NO FINAL DE ANO

Isentos de visto para viajarem ao Brasil, turistas do Japão, Estados Unidos, Austrália e Canadá estão cada vez mais procurando passar férias por aqui

Aeroportos lotados no final de ano – Foto Divulgação

Os aeroportos brasileiros ficaram cheios no final do ano. Essas são as informações evidentes e preliminares da Infraero nos 47 terminais geridos pela companhia devem receber 5,39 milhões de passageiros. O montante é 3,78% superior ao movimento registrado na temporada passada, que somou 5,19 milhões viajantes. Ainda de acordo com a empresa. Em relação ao movimento de aeronaves, a expectativa é que sejam realizados 42,2 mil pousos e decolagens. O Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, deverá receber 675 mil passageiros até o dia 5 de janeiro de 2020. O número representa crescimento de 28% em relação aos 525.474 viajantes contabilizados na temporada passada. O terminal carioca deverá receber ainda 5.980 aeronaves. Já o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, deverá ter 10.419 aeronaves até o mesmo dia. O montante significa 223 operações a mais do que o final do ano passado. Essa movimentação deve gerar 1,56 milhão de passageiros até 5 de janeiro de 2020, alta de 15% na mesma base de comparação.

5 Sentidos Tantra Yoga

5 Sentidos Tantra Yoga – Divulgação

RESERVAS DE TURISTAS ESTRANGEIROS PARA FÉRIAS NO BRASIL

Isentos de visto para viajarem ao Brasil, turistas do Japão, Estados Unidos, Austrália e Canadá estão cada vez mais procurando passar férias por aqui

Isentos de visto para viajarem ao Brasil, turistas do Japão, Estados Unidos, Austrália e Canadá estão cada vez mais procurando passar férias por aqui – Divulgação Santur

Isentos de visto para viajarem ao Brasil, turistas do Japão, Estados Unidos, Austrália e Canadá estão cada vez mais procurando passar férias por aqui. Segundo dados divulgados pelo Grupo Amadeus, o número de reservas efetuadas para o mês de junho de 2020 somando os quatro países cresceu 158% frente ao mesmo período em 2019.Na mesma projeção, a segunda melhor média para o ano que vem ficou em julho – com alta de 148%, seguido de 104% a mais de reservas confirmadas para setembro; 118% em maio; 54% em agosto e 42% em março. Este ano, o número de turistas oriundos dos países contemplados subiu 25% entre junho e agosto.
Isentos de visto para viajarem ao Brasil, turistas do Japão, Estados Unidos, Austrália e Canadá estão cada vez mais procurando passar férias por aqui

Hotel Fazenda Boqueirão – Ícone do turismo Rural em Lages – SC – Pronto pra te receber – Divulgação –

Se comparado as viagens já reservadas para os dez meses de 2020, em comparação com o mesmo período de 2019, o crescimento dos quatro países individualmente também é expressivo. O Canadá lidera as viagens já reservadas para o Brasil com 105% de aumento, seguido da Austrália com 62%; Japão 41%; e Estados Unidos com 22%. A procura pelo destino Brasil também apresentou aumento. A pesquisa mostra um crescimento no interesse de 32% dos norte-americanos, 38% dos canadenses, 37% dos australianos e 30% do Japão. Os percentuais são comparações entre as buscas realizadas pelos turistas dos quatro países para os dez primeiros de 2020 em relação aos dez primeiros meses de 2019.

Pratas Thermas férias de verão – Ícone no Vale das Águas – As margens do Rio Uruguai – SC

Vigente desde 17 de junho de 2019, a isenção de vistos é uma demanda histórica do setor. Dados divulgados em agosto pelo MTur (Ministério do Turismo), com base em informações do Banco Central, já haviam mostrado os impactos positivos para a economia brasileira com a medida. Em julho de 2019, US$ 598 milhões foram injetados na economia brasileira pelos turistas estrangeiros, contra US$ 417 milhões registrados no mesmo período do ano anterior, um aumento de 43,4%. Já em comparação com o mês de junho deste ano, o aumento foi ainda maior: 59,8%. Tirando o ano da Copa do Mundo no Brasil, em 2014, esse foi o maior crescimento dos últimos 16 anos.
Rio do Rastro Eco Resort - Bom Jardim da Serra - SC

Rio do Rastro Eco Resort – No Topo do Aparados da Serra em Bom Jardim da Serra – SC – Exclusivamente Roteiros de Charme do Brasil – Cinematográfico

De acordo com a Organização Mundial de Turismo, medidas de facilitação de viagens podem gerar um aumento de até 25% no fluxo de viajantes entre os países. Outro dado técnico que embasou a decisão do governo brasileiro em isentar países estratégicos da exigência de visto foi um levantamento realizado durante a Olimpíada 2016. Para 82,2% dos turistas estrangeiros dos quatro países beneficiados com a medida, a isenção de vistos facilita o retorno ao país.
Travel Ace viaje seguro

Travel Ace viaje seguro

PARANA TURISMO NO FÓRUM PARANAENSE DE TURISMO RELIGIOSO

O próximo Fórum Paranaense de Turismo Religioso será realizado nos dias 13 e 14 de agosto de 2020 no Santuário do Rocio

O próximo Fórum Paranaense de Turismo Religioso será realizado nos dias 13 e 14 de agosto de 2020 no Santuário do Rocio – Divulgação

A diretora técnica da Paraná Turismo Isabella Tioqueta, e as assessoras técnicas Alessandra de Paula Xavier coordenadora do turismo religioso da PRTUR e Vera Meza, fizeram um visita técnica em Paranaguá, para escolha e definição de local e data da quarta reunião do Grupo de Trabalho do Turismo Religioso e realização do terceiro Fórum de Turismo Religioso. A visita envolveu diretamente, a Fecomércio PR, a ABAV PR, vice presidente Pedro Kempe, Adetur Litoral, Sejuf, Sesc, Sebrae e Santuário do Rocio. O próximo Fórum Paranaense de Turismo Religioso será realizado nos dias 13 e 14 de agosto de 2020 no Santuário do Rocio. Durante o encontro foi assinado por todas as entidades envolvidas inlcuidno a prefeitura de Paranaguá através do secretario de turismo Harrison Camargo, a Carta de Comprometimento para formação, estrutura e realização do Fórum na cidade.

FEIRAS DE NEGÓCIOS ALAVANCAM A ECONOMIA

Brasil Travel Market - A maior feira de turismo do Norte e Nordeste do Brasil

Brasil Travel Market – A maior feira de turismo do Norte e Nordeste do Brasil

O setor de eventos, onde se inserem as feiras de negócios multitemáticas, cresce e evolui no mundo todo. Um recorte dos últimos 20 anos, no Brasil, dá conta de que mais de 84 milhões de compradores participaram de feiras de negócios realizadas no país. Quando se pergunta qual é a explicação para se gerar, em poucos dias, negócios excepcionais para as empresas, a resposta contempla um valor essencial: as feiras de negócios propiciam o contato comercial direto entre quem compra e quem vende. É a força da materialidade presencial, a eficiência da negociação interpessoal. Todas as conquistas tecnológicas e ferramentas digitais, advindas da Internet, são facilitadores inegáveis. Mas nada substitui o contato cara a cara, olho no olho. A UBRAFE – União Brasileira dos Promotores de Feiras – acaba de divulgar dados de pesquisa encomendada junto ao instituto NewSense, intitulada ‘Impacto e Resultado dos Eventos com Foco em Geração de Negócios no Estado de São Paulo’.
O setor de eventos, onde se inserem as feiras de negócios multitemáticas, cresce e evolui no mundo todo

Bnt Mercosul 2020 – Itajaí – SC

Estudo analisa dados relativos aos players de maior relevância (promotores, expositores e visitantes) do setor, com foco no impacto sobre a geração de negócios no mercado. Em média, 8,2 milhões de visitantes e 66,5 mil expositores participam de 742 eventos de grande porte no estado de São Paulo. Ou seja: são cerca de 11,5 mil pessoas por evento, considerando o universo das feiras de negócios e dos congressos com estandes com mais de 500 participantes.
volume anual de negócios gerados por eventos representa R$ 305 bilhões de reais para a economia brasileira

Volume anual de negócios gerados por eventos representa R$ 305 bilhões de reais para a economia brasileira

A pesquisa patrocinada pela UBRAFE e associados mostra que o volume anual de negócios gerados por eventos representa R$ 305 bilhões de reais para a economia brasileira, considerando os resultados para as empresas expositoras. Isso equivale a 4,6% do PIB Nacional, com um detalhe: são valores gerados em eventos de negócios realizados no Estado de São Paulo. Já o volume de investimentos, contemplados os diferentes elos da cadeia de valor no setor, alcança a cifra de R$ 16,3 bilhões/ano, o que confirma a condição de vetor do desenvolvimento econômico. E a certeza de que participar de eventos faz a economia girar. A capilaridade ampla engloba infraestrutura, serviços, hospedagem, gastronomia, transporte, logística, marketing promocional – entre outros. Nesse sentido, fomenta a economia criativa, por meio da geração de negócios e de ideias.

Visit São Paulo - Roteiros para fugir do obvio

Visit São Paulo – Roteiros para fugir do obvio

Confira as infinitas possibilidades de viver de fato São Paulo, fica em roteiros, destinos, gastronomia, sol, praia, cultura riquíssima, espetáculos nacionais e internacionais, moda, compras, aventura, ecoturismo… Enfim, um estado para todos os gostos.

BALANÇO DE EVENTOS EM FOZ DO IGUAÇU

Excelente ano para a indústria de eventos do Destino Iguassu

Um dos eventos que aconteceu em novembro reuniu mais de 6 mil pessoas – Divulgação

Os 50 eventos realizados em 2019, captados ou apoiados pelo Visit Iguassu, somaram 50 mil participantes, aumento de 11% em relação a 2018. Os impactos também podem ser medidos pelo movimento nos hotéis: mais de 200 mil pernoites. A maior parte dos eventos aconteceu nos meses de abril, setembro e outubro, garantindo um bom fluxo turístico em períodos de menor movimentação dos turistas de lazer. Além disso, nesse ano foram captados 26 eventos, que acontecerão entre 2020 e 2023, com público de mais de 22 mil pessoas, o que vai gerar mais de 70 mil pernoites, com impacto econômico estimado em R$ 95 milhões. O Visit Iguassu, desenvolveu estratégias inovadoras para posicionar Foz do Iguaçu como destino de eventos associativos e corporativos. Apoio a eventos como o CEO Council, um conselho de CEOs de diversas empresas, e a realização de eventos próprios como Iguassu Meeting Planners Experience e Iguassu Corporate Experience e a participação, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, em feiras nacionais e internacionais renderam ao Destino Iguassu a posição de melhor destino de eventos do sul do Brasil e ao Diretor Executivo do Visit Iguassu, Basileu Tavares, o título de personalidade de marketing de destino do ano de 2019.
Restaurante João de Narro Natal e Reveillon

Restaurante João de Barro Natal e Reveillon – Divulgação – Quem deixar para última hora não participará desses eventos com o melhor visual da Ilha e da queima de fogos. O Restaurante João de Barro, em Cacupé, está fechando as reservas das últimas mesas para a Ceia de Natal e a Virada do Ano. Por isso estou avisando quase em cima da hora. Não esqueça de ver também as datas disponíveis para realizar teu evento (amigos, funcionários…) de final de ano. Confira o espaço AQUI.

RETROSPECTIVA BELLA DA SEMANA

Retrospectiva 2019 - Bella da Semana

Retrospectiva 2019 – Bella da Semana

É impossível eleger uma única musa de 2019. Esse ano foi marcado por verdadeiras beldades aqui no Bella da Semana ! Para comemorar, preparamos uma Retrospectiva para você relembrar os belíssimos detalhes de cada uma delas… Desmarque os compromissos, coloque a Champagne para gelar e aproveite esse nosso super presente de começo de ano. E tem mais, preparamos um vídeo com 20 minutos de cenas para você se deliciar… vai valer a pena esperar! Escolha a sua favorita no site do Bella da Semana. Quer ver tudo sem censura? Assine o Bella da Semana e tenha acesso ao conteúdo VIP. Cadastre-se AGORA!
Ciclo Vil Bike - As melhores bikes, a malhor manitenção, no melhor endereço da Grande Florianópolis - SC

CicloVil Bike – As melhores bikes, a melhor manutenção, o melhor custo benefício, no melhor endereço da Grande Florianópolis – SC

Leia ainda:

Seguro saúde é requisito obrigatório para imigração legal nos EUA

Florianópolis é o destino mais procurado para a Festa de Réveillon 2020 – Flybondi chega a Floripa

Título Beto Carrero de Excelência no Turismo 2019 reconhece destaques do setor em SC

Com o aumento de voos neste final de ano aumentam números de atrasos e cancelamentos: conheça seus direitos

Turismo em alta fatura mais de R$ 20 bilhões em outubro

turismoonline.net.br - O portal do turismo, hotelaria, gastronomia e viagens

turismoonline.net.br – O portal do turismo, hotelaria, gastronomia e viagens

 

 

 

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *