04 / 08 / 10

Leptospirose Em Alagoas

Após as chuvas Alagoas começa a apresentar casos de Leptospirose uma doença infecciosa aguda potencialmente causada por uma bactéria chamada Leptospira interrogans, presente na urina de muitos animais. Em períodos de chuvas fortes, a água das enchentes, contaminadas pela urinados ratos de esgoto (Rattus novergicus) é a principal fonte de infecção. È uma zoonose onde o rato é o principal transmissor, mas atuam também como reservatórios em outros animais.

As pessoas podem adquiri a doença pelo contato com a urina dos animais infectados. A Leptospirose multiplica-se nos rins desses animais sem causar danos, e é eliminada pela urina, ás vezes por toda vida do animal, sobrevivendo no solo úmido e na água, porém não sobrevivem em águas com alto teor salino.

A maior parte dos casos de Leptospirose se deve ao contato com água e lama contaminadas das enchentes. Podendo penetrar através da pele e de mucosas (nariz, olho, boca, ferimentos) ou através de ingestão de água e alimentos contaminados.

Em média entre a contaminação e o inicio dos sintomas da doença tem um intervalo de aproximadamente 10 dias. Porém em alguns casos, os sintomas podem piorar rapidamente, afetando o fígado, os rins e o cérebro. Aparecem então icterícia (pele e olhos amarelos), insuficiência renal, meningite e hemorragias, que podem levar á morte quando não é feito o tratamento.

Recomenda-se que sejam observados os seguintes cuidados:

Utilizar luvas e calçados impermeáveis quando for:

  • Inevitável, nas enchentes, a exposição à água ou à lama.
  • Realizada a limpeza da residência após uma inundação
  • Feita a limpeza de fossas e bueiros.
  • Efetuada a remoção de fezes e urina de animais de estimação.

Empregar hipoclorito de sódio a 2-2,5% (água sanitária), segundo as recomendações do fabricante, para limpeza de:

  • Locais onde são criados animais de estimação.
  • Residências, após uma inundação.

Karina Costa - Maceió/AL

Esp. Médica Veterinária. Diretora de Marketing e comunicação da Anclivepa -AL. Colunista do portal Batelli e da revista Evidência Cosmopolita. MBA de Marketing e Publicidade. Coordenadora Equalis AL. Consultora de marketing, Treinamentos, Palestras, Projetos e Gestão de marketing para estabelecimentos Médicos Veterinário, Pet Shops e Salões de Banho e Tosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *