04 / 08 / 10

Política De Boa Vizinhança

A relação entre o homem e animais de companhia produziu mudanças comportamentais importantes na sociedade, como: terem menos filhos e mais recursos em geral, conferir aos animais status de membro da família que passa a viver mais dentro de casa do que fora, estão previstos no orçamento famíliar e são assistidos na vida e na morte.

Conviver com um bicho de estimação é um privilégio e pode mudar nossa vida para muito melhor. No cotidiano observamos algumas arbtrariedades praticadas pelo homem que aniquilam a natureza dos animais geralmente indefesos, ao promoverem mals tratos e atos de crueldade, ou portam-se dos animais como armas colocando-os em riscos, transformando-os em vítimas inocentes e até vetores de doenças podendo afetar inclusive a saúde pública.

Embasada nesses fatores ético-jurídico dos animais de compainha com as graves e atuais questões difulsas na sociedade relembraremos a importância da Posse Responsável.

Frequentemente encontramos animais soltos, sem donos e muitas vezes não castrados. Um animal é considerado por lei federal como um bem. Ninguém pode impedir que você tenha um animal, porém procure mantê-los longe de confusão, outras pessoas tem direito de não gostar de animais, somente passeie com coleira ou guia, não permita que eles fiquem latindo pelas ruas ou durante a noite. Somos os únicos responsaveis pelos nossos animais e por tudo que ele pode causar a outras pessoas, outros animais ou a ele mesmo.

No Brasil, existe uma forte inversão de valores, isentando os donos de suas responsabilidades e atribuindo a culpa a algumas raças. Enquanto estivermos nesse caminho estaremos longe de compreender que a posse responsável se faz somente em relação ao dono do animal e não ao animal propriamente dito. Enfim, estamos falando de algo que não necessitaria precisa de regras, mandamentos ou leis; basta que todos tenham respeito ao próximo.

Seja consciente, seja responsável.

Pratique a posse responsável.

Karina Costa - Maceió/AL

Esp. Médica Veterinária. Diretora de Marketing e comunicação da Anclivepa -AL. Colunista do portal Batelli e da revista Evidência Cosmopolita. MBA de Marketing e Publicidade. Coordenadora Equalis AL. Consultora de marketing, Treinamentos, Palestras, Projetos e Gestão de marketing para estabelecimentos Médicos Veterinário, Pet Shops e Salões de Banho e Tosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *