28 / 11 / 10

Flamingos chilenos enfeitam o Zoo do Beto Carrero World

O Zoo do Parque Beto Carrero está mais rosado. Quatro belos flamingos têm enchido os olhos dos visitantes ao desfilar sua rara beleza à margem d’água. As aves têm dividido seu novo habitat com garças brancas e colhereiros, espécies com as quais convivem harmoniosamente.

Naturalmente os flamingos vivem perto da água, de onde retiram a sua alimentação, baseada em vegetais e pequenos invertebrados aquáticos. É a substância caroteno, presente em alguns destes seres vivos, que garante para a ave esta coloração tão particular. Na falta dela, as penas dos flamingos tornam-se comumente esbranquiçadas.

Mas este não é o caso destas aves que colorem e enchem de graça o Zoo do Beto Carrero World. No local, os animais recebem todo o cuidado possível para garantir sua saúde e bem estar. “Buscamos criar uma dieta adaptada e que forneça todos os nutrientes necessários, já que a alimentação natural é de difícil obtenção. Acrescentamos substâncias especiais para que os flamingos mantenham suas cores naturais, mesmo estando em cativeiro”, conta a bióloga responsável Kátia Cassaro.

Os flamingos são aves dificilmente encontradas em zoológicos, justamente por sua especificidade alimentar e também pela baixa reprodução fora de seu habitat natural. Existem apenas cinco espécies no mundo. O Flamingo chileno é a única espécie nativa no Brasil, podendo ser encontrado na região sul.  

 

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *