08 / 11 / 10

Rota da Amizade Conventions & Visitors no Festival de Turismo de Gramado

Vem aí mais uma grande edição do Festival do Turismo de Gramado, que conquistou a maioridade e agora abre os braços para o mundo dos negócios e o mercado internacional. Com o apoio do Ministério do Turismo, a 22ª edição do evento se realiza entre os dias 18 e 21 de novembro no Serra Park. A maturidade, adquirida com profissionalismo e competência, consolida o evento com a feira de maior retorno de negócios para o trade da América do Sul.
Presença certa no festival é o Rota da Amizade Conventions & Visitors Bureau, que representa os municípios de Fraiburgo, Videira, Tangará, Treze Tílias, Joaçaba, Piratuba e Frei Rogério. A Rota da Amizade é referência no Turismo no Vale do Contestado e vem atuando de forma integrada e participativa, recebendo um fluxo constante de turistas ao longo do ano, compatível com sua capacidade de carga. Segundo o presidente do Rota da Amizade C&VB, Wilson Luiz de Macedo: Com o aumento da procura de destinos turísticos por parte dos brasileiros e estrangeiros, muitos turistas e agências voltam seus olhares para o turismo interiorano, repleto de histórias e tradições, a exemplo da nossa Rota da Amizade, inserida neste nosso imenso Vale do Contestado. Nossa região é rica em belezas naturais e estamos pronto para receber esses turistas”.

Já no dia 17 em Porto Alegre, a convite da Coordenação do Projeto: Workshops “Encontro de Turismo Termal de Santa Catarina”, a Rota da Amizade participa de dois eventos, almoço e coquetel – no formato de apresentação por estância, tendo até 05 (cinco) minutos para cada um ressaltar seus diferenciais. Estarão presentes as demais Associações, Jornalistas de Turismo, operadoras parceiras a exemplo da Hamburguesa Turismo de Curitiba, Meridien Clube de Porto Alegre e Gramado, Cativa Operadora (POA), Ponptur Operadora de São Paulo e a Incomum Operadora de Florianópolis.
A equipe do Convention Bureau mostrará, como sempre vem trabalhando nas diversas feiras e eventos que participa, as belezas da região, assim como o potencial que possui para receber turistas em todos os meses do ano, pois a rede hoteleira pode muito bem atender públicos exigentes com opções que vão das águas termais de Piratuba, às belezas das macieiras de Fraiburgo, da cultura austríaca de Treze Tílias, o Tirol Brasileiro, às uvas de Videira e Tangará. Da cultura japonesa de Frei Rogério com a belíssima florada da cerejeira ao grandioso carnaval de Joaçaba. As opções de lazer do Vale do Contestado são fenomenais, onde o turismo não é só lazer, mas um grande aprendizado justamente pela mescla de culturas.

Ainda segundo o presidente da Rota da Amizade: “Não é à toa que nossa Santa & Bela Catarina foi considerada pelo quarto ano consecutivo o melhor destino turístico do Brasil, consagrada pelos leitores da Revista Viagem, principalmente agora com o Plano de Marketing Turístico do Estado de Santa Catarina.” Para quem não sabe, o plano tem três pressupostos básicos: Turismo com Qualidade e Diversidade. Ele visa tornar os produtos turísticos de Santa Catarina e das suas 10 Regiões turísticas bem posicionados no mercado, de forma que criem desenvolvimento e empregos, aumentando o valor das receitas e distribuindo renda para a população local. A perspectiva é que através deste projeto, Santa Catarina atinja em 2020 o status de destino líder do turismo brasileiro sustentável e uma referência internacional pelo seu modelo de desenvolvimento. Os participantes do Festival do Turismo de Gramado terão a oportunidade de conhecer mais sobre este projeto no stand da Santur, que é expositora no evento, e evidentemente a “Rota da Amizade não poderia estar fora e marca sua presença em busca de novos parceiros para operacionalizar e potencializar ainda mais o crescimento do Vale do Contestado, dando ainda mais ênfase a sua missão de promover o turismo, contribuindo para o desenvolvimento sustentável de toda a região”, conclui o presidente.

Para a diretora do Festival, Marta Rossi, é importante que o turismo seja projetado a longo prazo. Segundo ela, o Plano Catarina é um exemplo a ser seguido por todos os destinos turísticos.

A Rota da Amizade busca sempre melhorar, além de atualizar-se, e o Festival de Gramado tem essa grande qualidade, a de proporcionar a busca por melhores práticas de gestão, inovação e estratégias que conduzam a um desempenho superior, isto é o benchmarking, termo ainda pouco conhecido, mas que está ganhando espaço no trade. Há cinco anos a técnica vem sendo aplicada ao turismo brasileiro através da ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens) em parceria com o Ministério do Turismo, o SEBRAE e a EMBRATUR. Os participantes do 22º Festival do Turismo de Gramado terão a oportunidade, no dia 19 de novembro, no Serra Park, de aprofundar o assunto que será abordado por Daniel Spinelli, coordenador técnico do Programa Benchmarking em Turismo 2010.

O programa visa contribuir para o aumento da competitividade das micro e pequenas empresas e entidades empresariais do turismo de forma que possam observar as técnicas utilizadas para atrair o turista ao destino. Registradas as boas práticas, os empresários têm o desafio de aplicar os conhecimentos em seus próprios negócios e de disseminá-los. De acordo com Spinelli, a inserção do Benchmarking no Festuris será uma excelente oportunidade para explicar a importância do projeto. “O trade turístico tem poucas oportunidades de se encontrar com qualidade durante o ano. O Festival de Turismo de Gramado proporciona um desses importantes momentos de trocar conhecimento, fazer negócios e ampliar a rede de contatos. O festival hoje é um dos impulsionadores do turismo brasileiro”. Ele complementa, “queremos que este material, que está sendo produzido pelo programa, seja multiplicado e perpetuado, proporcionando recurso de melhoria empresarial e de gestão dos destinos brasileiros”.

Em um cenário em que o turismo cresce internamente e o aumento na procura por destinos turísticos do exterior é grande, o 22º Festival do Turismo de Gramado é a oportunidade de estabelecer relações com o mercado e concretizar bons negócios. São 2.600 marcas do Brasil e do exterior divulgando suas novidades, destinos e produtos. Com participantes de cerca de 30 países, que além de ofertar destinos também vem a Gramado comprar. Esse ano, o evento terá presença mais forte da Itália. O país vem com uma delegação de operadores e jornalistas trazidos pelo escritório da Tam de Milão e um stand da região do Vêneto. Entre outras presenças confirmadas também está a da Suíça, visto que o Brasil é a “bola da vez” no exterior. Neste ano o Festival do Turismo de Gramado está dividido em salões: o Ecoturismo e Turismo de Aventura, Tecnologia, Turismo Rural, Saúde, Salão Místico, Religioso e Esotérico, Cultural e GLS.

A exemplo dos outros anos, o Congresso do Festival antecipa as tendências para o trade. Neste ano, tem como tema central “Um Novo Olhar Sobre a Indústria Turística em uma Economia Globalizada: Sustentabilidade, Negócios e Investimento”. O assunto será abordado pelo diretor da Organização Mundial do Turismo (OMT), Márcio Favilla de Paula, e o Presidente do conselho da GJP Participações, Guilherme Paullus, na abertura do congresso, às 9h da sexta-feira, dia 19 de novembro, no centro de Convenções do Serrano Resort.

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *