10 / 12 / 10

Le Premier

Exposição de arte francesa em 3D evidencia a criatividade da artista plástica Anna Marroquim

Fotos: Hugo Taques

As instalações da Construtora Marroquim Engenharia foi invadida pela arte de Anna Marroquim no lançamento da sua vernissage. A obra da artista plástica chama a atenção pela criatividade e o trabalho minucioso de “decoupage”.

Anna trabalha com artesanato há quatro anos, mas se apaixonou pela arte francesa há pouco mais de 5 meses, quando passeava pelas ruas de Recife e viu em uma loja alguns quadros expostos. Anna ficou observando os mínimos detalhes e iniciou uma nova fase nas artes plásticas.

A arte da decoupage surgiu na Europa através de móveis vindos da china no século XVII com imagens laqueadas. Os ebanistas franceses melhoraram a técnica, incluindo gravuras e flores com várias camadas de verniz. Com o passar do tempo, artistas inovadores deram volume utilizando pedaços de cortiça. No Brasil, a técnica chegou já aprimorada da Europa, aperfeiçoada de acordo com os materiais disponíveis no país e com as características de trabalho do artesão brasileiro.

Anna é uma artista autodidata e seu trabalho de decoupage é diferenciado pela utilização de tela para a aplicação e colagem de gravuras em volumes. A artista utiliza em suas obras gravuras que vão da natureza morta à art noveau.