XL Cúpula de Presidentes dos Estados Partes do MERCOSUL e Estados Associados
Os encontros marcaram o encerramento da Presidência Pro Tempore exercida pelo Brasil no corrente semestre. A Presidência do Mercosul foi transmitida ao Paraguai.

Foto oficial do evento em Foz do Iguaçu, no Hotel Bourbon com todos os presidentes que compareceram à reunião da XL Cúpula de Presidentes dos Estados Partes do MERCOSUL e Estados Associados.
Foi realizada, no hotel Bourbon, em Foz do Iguaçu, no dia 17 de dezembro, a XL Cúpula de Presidentes dos Estados Partes do Mercosul e Estados Associados. No dia 16, ocorreu a Reunião do Conselho do Mercado Comum, de nível ministerial. Os encontros marcaram o encerramento da Presidência Pro Tempore exercida pelo Brasil no corrente semestre. A Presidência do Mercosul foi transmitida ao Paraguai. Na tarde de 16 de dezembro, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Chefes de Estado de países convidados participaram do encerramento da Cúpula Social do Mercosul, que reuniu movimentos sociais interessados no processo de integração regional. Além de representantes dos Estados Partes e dos Estados Associados do Mercosul, estavam em Foz do Iguaçu, como convidados, os Presidentes da Guiana e do Suriname, bem como Ministros da Turquia, Palestina, Síria, Emirados Árabes, Estados Unidos e Austrália. No caso da Síria e da Palestina, foram assinados dois Acordos-Quadro, com vistas à negociação de futuros acordos de livre comércio com o Mercosul. No contexto da reflexão sobre a evolução e o futuro do Mercosul às vésperas de completar 20 anos, foram aprovadas em Foz do Iguaçu iniciativas para o aprofundamento da integração nos pilares econômico-comercial, social e da cidadania, tais como o Programa de Consolidação da União Aduaneira, o Plano Estratégico de Ação Social e o Estatuto da Cidadania.