21 / 03 / 11

Carnaval de Salvador: violência e desrespeito com turistas

Fotos: divulgação

Nem só de festa vivem os foliões de Salvador. No Carnaval deste ano, a folia também é marcada por violência. Segundo o governo da Bahia, nos cinco primeiros dias de festa, houve um aumento de 28% no número de ocorrências policiais com relação ao mesmo período do ano passado.
Uma triste constatação: nós só aceitamos alguns fatos quando eles acontecem com a gente ou com nossa família.

Um breve relato do Carnaval em Salvador 2011

Sou jornalista, e este ano fui cobrir o Carnaval de Salvador para inúmeras mídias do país. Fui na quinta-feira aos camarotes importantes, com meu filho como meu assistente. Detalhe: em Salvador, desde quarta-feira já é Carnaval.

Na sexta-feira, meu filho, apesar de avisado sobre a violência do Carnaval, quis sair, com amigos e amigas, no Bloco Yes, que pertence ao Cheiro de Amor. Mesmo estando de abadá, foi espancado por um grupo de rapazes, que também estavam de abadá, dentro do bloco, cercado de seguranças e cordeiros. Deram uma garrafada na parte posterior da cabeça e vários socos na boca, mesmo ele estando desmaiado, e depois fugiram. Estes criminosos, vestidos de foliões, não se preparam para a festa, mas para a violência, e só agem em grupo, pois sozinhos são covardes.

Meu filho, depois de agredido, desmaiado e sangrando muito, teve péssimo atendimento. As suturas na cabeça e na boca ficaram horríveis, o médico, trêmulo e assustado, prescreveu uma receita de antibiótico em uma folha de caderno amassada.

Meu filho foi dispensado, no meio da folia, com traumatismo craniano, e só chegou em casa porque duas amigas o carregaram até onde foi possível conseguir um táxi. Quando chegou em casa, vomitando e sem conseguir caminhar, nós o levamos para a emergência do hospital São Rafael, onde ficou em observação e recebeu o tratamento correto. Ele não se recuperou completamente até o momento, e perdeu uma semana das aulas na faculdade de medicina.

Procurei o responsável pelo bloco e fui atendida com grosseria e ironia. Enfim, com total falta de respeito, de ética e de educação.

Para mim, ficou a seguinte impressão: o Carnaval de Salvador é uma festa vendida aos turistas, que viajam iludidos, acreditando que irão se divertir, mas são enganados, espancados, humilhados e desrespeitados.

Meu conselho para turistas: Salvador é uma bela cidade, tem ótimas praias, lugares interessantes, é uma cidade incrível, mas a folia de Carnaval é bom só para quem tem tendência suicida!

Lamento ter constatado que se não houver mudanças na estrutura do Carnaval de Salvador e mais respeito ao consumidor, muitos turistas ainda serão espancados e correrão risco de morte…

Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *