08 / 04 / 11

Entrevista com a Dr. Rafaella Maranhão Casado

Foto: Brunna de Matteo

Dr. Rafaella Maranhão Casado

Dr. Rafaella Maranhão Casado

Em uma região em que o sol aparece forte o ano inteiro, precisamos de cuidados com a nossa saúde, e, em especial, com o maior órgão do corpo humano, a pele. Devido à redução da camada de ozônio, os raios ultravioletas irradiados pelo sol atingem a Terra com maior intensidade, agredindo a pele e podendo até causar câncer. Em entrevista exclusiva a esta colunista, a doutora Rafaella Maranhão Casado (CRM 5142/AL) esclarece alguns aspectos importantes para evitar problemas de pele, e indica os benefícios que o sol traz para a nossa saúde.

Gigi Accioly: O protetor solar que possui um valor de FPS alto protege mais que os de menor valor? Qual a diferença entre um e o outro?
Rafaella Casado: O fator de proteção não aumenta de forma proporcional ao número de FPS indicado. Por exemplo, em fatores de proteção mais altos, tais como FPS 30, 97% dos raios solares que atingem a pele são absorvidos pelo protetor, enquanto um filtro com FPS 15 indica 93% de absorção. Algumas pesquisas recentes mostraram que, mesmo havendo uma pequena diferença entre a absorção de luz solar dos filtros de FPS 15 e os de 30 ou mais, os filtros mais potentes resultam em uma proteção mais eficiente, que faz diferença principalmente para as pessoas de pele clara.

G.A: Como ficar bronzeado sem correr risco de doenças de pele?
R.C
: Não há forma segura conhecida de se adquirir um bronzeado se expondo ao sol. O bronzeado é a resposta da pele a uma agressão que ocorre quando os raios ultravioletas penetram na camada mais profunda da pele, o que faz com que ela produza mais melanina como reposta à lesão. De todo modo, o ideal é que se evite exposições solares no período entre 10h e 16h, assim como também exposições solares prolongadas, e lembrar sempre do uso diário de filtro solar.

G.A: Por que não devemos tomar sol entre as 10 e 16 horas?
R.C
: Porque dentro do espectro solar, a radiação ultravioleta B (UVB) é a responsável pela maioria dos efeitos que dão origem ao câncer na pele, e ela é mais intensa entre 10 e 16 horas, sendo, então, aconselhável evitar exposição solar durante esse período. Já a outra forma de radiação ultravioleta, a A (UVA), induz o fotoenvelhecimento, e parece estar relacionada ao desenvolvimento do melanoma maligno. Uma importante diferença entre as radiações UVA e UVB é a intensidade: a UVA é a mesma durante todo o dia e não muda de acordo com a estação do ano, ao contrário da UVB.

G.A: De que forma você conscientiza as pessoas a tomar cuidado com o envelhecimento precoce da pele?
R.C
: O nosso clima tropical, as idas frequentes às praias, a ideia de beleza associada ao corpo bronzeado, principalmente entre os jovens, e o trabalho rural, favorecem a exposição excessiva à radiação solar. Portanto, para um melhor cuidado da pele e para a prevenção não só do envelhecimento, como também do câncer de pele e de outras lesões provocadas pelos raios UV, é necessário evitar a exposição solar sem proteção. Incentivo o uso de chapéus, óculos escuros, guarda-sóis e filtros solares durante qualquer atividade ao ar livre, e evite a exposição em horários em que os raios ultravioletas são mais intensos, ou seja, das 10 às 16 horas.

G.A: Muitas pessoas acreditam que, no inverno, o risco de doenças de pele diminui. Isso é verdade?
R.C
: Os riscos da superexposição aos raios ultravioletas existem até mesmo nos dias nublados e em pleno inverno. O fato é que muita gente associa proteção solar ao verão ou aos dias ensolarados, contudo, deixar de usar o filtro solar pode trazer problemas graves, como câncer e lesões cutâneas que deixam marcas na pele. O filtro solar deve ser visto como medicamento de uso diário, independente da estação do ano.

G.A: Quais os tipos de raio solar que realmente prejudicam a pele?
R.C
: A radiação Ultravioleta (UV), que faz parte da luz solar, ao penetrar na pele profundamente, desencadeia reações como queimaduras solares, fotoalergias e bronzeamento. Ela também pode provocar reações tardias, devido ao efeito cumulativo da radiação durante a vida, causando o envelhecimento cutâneo e o câncer. As radiações que mais agridem a pele são UVA e UVB.

G.A: Quais os cuidados que devemos tomar na hora da compra do protetor solar?
R.C
: Na hora da compra, é importante lembrar que os filtros solares são preparações para uso tópico que reduzem os efeitos danosos da radiação ultravioleta. Porém, nem todos os filtros solares oferecem proteção completa contra os raios UVB e raios UVA. Isso proporciona uma falsa sensação de segurança e encoraja as pessoas a se exporem ao sol por mais tempo. É recomendado, portanto, filtros com FPS de 15 ou mais, e que apresentem proteção contra os raios UVA e UVB, com uma cosmética específica para cada tipo de pele.

G.A: Quanto tempo é ideal para ficarmos expostos ao sol sem filtro solar? Qual o benefício que essa exposição pode trazer?
R.C
: Desde que se estabeleceu uma clara associação entre banho de sol e câncer de pele, insistimos muito na proteção, mas o sol também é necessário para a nossa saúde. O banho de sol estimula a produção de vitamina D, fundamental na absorção de cálcio, e o responsável por esse estímulo é o UVB. Isso significa que o perigoso UVB é também importante para nossos ossos. Nas crianças, a falta de vitamina D leva ao raquitismo e a deformidades nos ossos. Nos adultos, deixa os ossos frágeis e favorece a osteoporose.
Para a nossa sorte, a quantidade necessária de sol que estimula uma boa produção de vitamina D é pouca. Como vivemos em um país ensolarado, o sol que pegamos no dia-a-dia costuma ser suficiente. O estímulo que o UVB dá é potente, e bastam apenas de 5 a 20 minutos de exposição entre as 10h e as 16h, três vezes por semana, em uma área de pele como a face, as mãos, ou os braços. Após esse curto tempo de exposição, o melhor a fazer é aplicar o protetor solar para se proteger contra o câncer de pele.

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *