21 / 04 / 11

Guatemalenses abrem a VI Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo

Foto: divulgação

VI Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo

VI Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo

A VI Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo, realização da Cooperativa Paulista de Teatro e do Instituto Internacional de Teatro do Brasil, terá como eixo a produção teatral associada à história política da América Latina e da Europa.

De 26 de abril a 01 de maio, mais de 100 artistas, de onze companhias teatrais da América do Sul, América Central e Europa, se apresentarão no Centro Cultural São Paulo. Cinco brasileiras (das cidades de Florianópolis, Manaus, Londrina, Ilhéus e São Paulo), uma da América Central (Guatemala), três da América do Sul (Argentina, Uruguai e Colômbia), uma da Europa (Espanha), e um grupo formado por peruanos, brasileiros e mexicanos – o Conexão Latina.

De Manaus, o escritor e diretor Márcio Souza vem com o seu Teatro Experimental para narrar a história dos judeus sefarditas. O transnacional Conexão Latina aborda o Sendero Luminoso no Peru, e o Nuevodrama visita a história da Argentina e de seu teatro. A Espanha, convidada especial da VI Mostra, vem com o grupo Micomicón e as crianças perdidas na ditadura de Franco, e Londrina traz o ciclo do café como centro de seu trabalho. Antunes Filho ocupará o espaço híbrido da Mostra, onde irá conversar e mostrar cenas de seus processos de criação ao público.

Serão sete dias de intensas atividades com espetáculos, demonstrações dos processos criativos das companhias, encontros de redes teatrais e reflexão crítica. A Mostra é formativa para os artistas e para o público. Todos os convidados permanecem durante a semana em São Paulo para a troca de experiências, e os espectadores têm acesso livre a todas as atrações.

Atividades paralelas
Entre as atividades paralelas da VI Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo, está o encontro latino-americano do Internacional Theater Institute (ITI), ligado à UNESCO. Estarão presentes os ITIs do México, Colômbia, Uruguai, Equador, Peru, Argentina, Costa Rica, Venezuela e Brasil. Pela primeira vez, o país receberá o Secretário Geral do ITI-UNESCO, o Sr. Tobias Biancone, que vem da sede do ITI mundial de Paris para coordenar a reunião aberta ao público. Na ocasião, será preparado o Congresso Mundial de Teatro, que vai acontecer em setembro em Xiamen, na China. A expectativa é a abertura de intercâmbios entre o teatro latino-americano com todo o planeta.

A Oistat – Organização Internacional de Cenógrafos, Técnicos e Arquitetos de Teatro -fará seu 3º encontro dentro da VI Mostra, assim como a Redes Colaborativas de Arte Latino-Americana ganharão um espaço próprio no evento.

Como apoio para a formação de público para o teatro e aprimoramento dos artistas convidados, a Mostra publica, durante o encontro, o jornal “O Latino-Americano”, que além de artigos, entrevistas e reportagens, conta com a colaboração de quatro críticos: dois latino-americanos e dois brasileiros. Assim, cada espetáculo será analisado em duas visões e em duas línguas. O jornal será editado pelo pesquisador teatral Valmir Santos.

O Espaço da Mostra exibe uma exposição de fotos, material gráfico, de imprensa e vídeos das edições anteriores, além de uma banca com diversas publicações teatrais do Brasil e da América Latina.

A VI Mostra tem o patrocínio da Petrobras pelo sexto ano consecutivo, o apoio da Secretaria de Estado de Cultura através do edital Proac Festivais, do Iberescena – Fundo Ibero-Americano para as artes cênicas – e dos Centros Culturais da Espanha, do Brasil e da Guatemala. A realização é da Cooperativa Paulista de Teatro, do Instituto Internacional de Teatro do Brasil, em parceria com o Centro Cultural São Paulo.

Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *