11 / 05 / 11

CIRURGIA VASCULAR

CIRURGIA VASCULAR

Organizado pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio Grande do Sul, acontece entre os dias 12 e 14 de maio no Serrano Resort em Gramado-SC, o primeiro Curso Internacional de Cirurgia Vascular. O evento trará ao Brasil pela primeira vez conceituados especialistas americanos para esclarecer tópicos atuais, estudos recentes e novidades em tecnologia endovascular e de imagem. As inscrições podem ser feitas pelo site www.vascular-rs.org.br.

O curso tem o apoio da SBACV nacional e da americana Mayo Clinic, fundação sem fins lucrativos de assistência à saúde e promoção da educação médica continuada. No total, 13 pesquisadores americanos virão ministrar palestras. Entre eles, está Carlos Timaran, chefe da divisão de cirurgia endovascular do Veterans Affair Hospital, em Dallas. Ele foi o cirurgião endovascular que mais contribuiu com casos no CREST trial – que foi um dos maiores estudos clínicos randomizados para a prevenção do derrame cerebral, o “Estudo da Endarterectomia de Revascularização da Carótida versus Implante de stent”. A pesquisa durou nove anos e contou com 117 centros. Os médicos conseguiram mostrar que endarterectomia da artéria carótida, considerado o padrão ouro no tratamento da prevenção de derrames, e o implante de stent na artéria carótida, método menos invasivo, são ambos eficazes e seguros.
ANEURISMAS

Outro destaque do evento é a vinda de Sam Money, chairman do departamento de cirurgia e divisão de cirurgia vascular na Mayo Clinic Scottsdale. O especialista tem vasta experiência em métodos endovasculares e recentemente liderou um projeto sobre o tratamento de aneurismas viscerais por método endovascular. Abordando a revascularização renal, o evento contará com Sanjay Misra, que tem diversos projetos de pesquisa nessa área que é bastante controversa atualmente.

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *