20 / 05 / 11

Eriberto Leão, Mariana Rios e Fúlvio Stefanini em espetáculo escrito por João Paulo II

Fonte: Paulo de Simone
Foto: divulgação

Papa João Paulo II

Papa João Paulo II

No dia 31 de maio (terça-feira), às 19h30, no “Ásia 70” (Av. Nova Independência, 865 – Brooklin – Zona Sul de São Paulo), será realizado o lançamento mundial do espetáculo “Enlace – A Loja do Ourives”, de Karol Wojtyla – o beaticado Papa João Paulo II. Durante o evento, haverá a leitura de alguns trechos do texto e apresentação de algumas músicas do espetáculo sob o comando de Roberto Lage, diretor da montagem que estreará em 2012, em São Paulo. O evento contará com a participação de atores já confirmados no elenco, como Eriberto Leão, o Pedro de “Insensato Coração”, Mariana Rios, que foi a Nancy de “Araguaia”, a comediante Fabiana Karla, do “Zorra Total”, Claudio Lins, o José Guerra de “Amor e Revolução”, o premiado Fúlvio Stefanini, além de vários outros, que estão em negociações com a produção.

Sobre o autor
“João Paulo cumpriu seu destino de filósofo acima do mundo, que tanto precisa de grandeza e solidariedade.”
Arnaldo Jabor

João Paulo II

João Paulo II

Karol Wojtyla foi um dos homens mais surpreendentes do século que passou. Fez-se papa em 16/10/1978, depois de uma irretocável carreira eclesiástica, tornando-se o mais carismático líder católico da nossa era. Como se isso não bastasse, participou ativamente dos grandes acontecimentos do seu tempo.

Constituindo-se no principal interlocutor de Mikhail Gorbachev, presidente da então União Soviética, teve papel decisivo no processo político que culminou com a queda do Muro de Berlim, mudando o curso da história contemporânea. É este o homem e sua mente inquieta que vamos encontrar por trás do texto “A Loja do Ourives”.
Apesar deste personagem ter se entregue às causas épicas do seu tempo, aqui se dedicou a discutir o amor, como se dissesse que é neste sentimento simples e puro que residem as respostas para as grandes indagações da humanidade. Montar este texto é criar oportunidade de conhecer a mente deste homem raro.

Sinopse
“Nenhuma aliança tem peso sozinha. Somente as duas juntas. A minha balança de ourives tem essa particularidade: não pesa o metal em si, mas todo o ser humano, e o seu destino.”
O personagem Ourives é como um alter ego do próprio autor da obra: ao mesmo tempo um olhar narrador, uma espinha dorsal, a presença de um Deus clemente e sensível às questões humanas. A fala traduzida acima reflete a premissa, o ponto de partida dessa obra.
Ele ainda não era o Papa João Paulo II, e sim Karol Wojtyla, um amante das artes, principalmente do teatro. E na obra “A Loja do Ourives”, propõe uma contundente reflexão sobre o amor. À frente do tempo da sua própria igreja, esse texto original propõe um recorte emocionado e honesto, na vida das mulheres e das questões em torno do matrimônio.
Partindo desse mote, o musical “Enlace – A Loja do Ourives” contará a história musicada de três mulheres: Terrine, Anne e Monik, e as suas diferentes formas de amar. Uma aventura musical que mesclará três tempos, três tramas românticas, com lirismo e beleza, passando por momentos fundamentais da história da humanidade no último século.

O espetáculo é protagonizado por três heroínas bem distintas:
Terrine, a matriarca da família, que viveu o “amor ideal” com Andreas, num cenário de guerra e violência. Um sentimento que supera as ausências, os medos, e até a morte.

Anne, filha de Terrine, que cultiva “o amor dos livres”. Ela acredita que ninguém é de ninguém, e luta bravamente para não render-se às tradições, nem ao amor de Estban, vivendo intensamente a revolução cultural dos anos 1970.

E Monik, neta de Terrine, e filha de Anne, que vive “o amor das dúvidas”. Na década de 1980, com toda a explosão dos direitos e deveres civis, a degeneração do compromisso, as doenças, e o egoísmo, e mesmo com todas as incertezas, ela dialoga com o exemplo de amor da avó, e o fracasso do casamento dos próprios pais, tentando construir uma história própria e ser a companheira de Cristov.

A saga dessas três gerações tem como pano de fundo marcos políticos, sociais e culturais que mudaram a história da humanidade. Começamos com a explosão da II Guerra Mundial, passamos pelos hippies, Woodstock, e chegamos à queda do muro de Berlim e o fim da União Soviética.
Esse cenário explica muito do comportamento e dos padrões de como amar e ser amado das personagens. E é partindo dessas possibilidades que as histórias serão contadas e cantadas em cena, entendendo que as pessoas mudaram o comprometimento, as formas, e as possibilidades de estar juntos também mudaram. O que não se transforma nunca é a capacidade de sentir, o amor que existe, e existirá em qualquer tempo.

Ficha técnica
Texto: Karol Wojtyla
Tradução: Leopoldo Scherner
Idealização: Maria de Lourdes F. Muniz de Mello
Adaptação: Elísio Lopes Jr. & Rafael Righini
Direção Artística e Encenação: Roberto Lage
Direção Musical: Rafael Righini
Arranjos e Composição: Rafael Righini & Ricardo Righini
Cenógrafa: Vera Oliveira
Figurinista: Cássio Brasil
Design de Luz: Wagner Freire
Fotografia: Vânia Toledo
Assessoria de Imprensa: Paulo de Simone
Comunicação Visual: Engenho Brasil
Design Gráfico: Engenho Nacional Design
Assessoria Jurídica: Dr. Carlos Vadalá
Assessoria Eclesiástica: Padre Juarez de Castro
Diretoria Financeira: Ailson Barcos
Produção Executiva: Renato de Araujo
Produtores Associados: Maria de Lourdes F. Muniz de Mello, Adriana Muniz de Mello, Rafael Righini, Jô Santana
Direção Geral: Jô Santana e Rafael Righini
Realização: Mensagem Produções Artísticas

Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *