16 / 05 / 11

Santa Catarina Moda Contemporânea com exposição “Do Avesso – Uma experiência de moda e design”

Clique para ampliar

Clique para ampliar

No dia 21 de maio, às 19h, ocorre a exposição “Do Avesso – Uma experiência de moda e design”, evento patrocinado pelo SENAI-SC que encerra as atividades do sexto ano do Santa Catarina Moda Contemporânea (SCMC). Nesta edição, o SCMC assume o conceito de plataforma de experimentação criativa, propondo a união entre a indústria e entidades de ensino.

A ideia é abrir as portas das grandes empresas que compõem o pólo industrial de moda catarinense para os novos conhecimentos e linguagens do mercado. O objetivo maior é desenvolver uma identidade para o design local com approach global.

Quem participa
O SCMC é uma plataforma diferenciada e única em toda a América Latina, da qual fazem parte empresas como Copa & Cia, Dalila Têxtil, Dudalina, Grupo Diana, Hering, Karsten, Kyly, Lancaster, Lunender, Marilua, Marisol, Mensageiro dos Sonhos, Oceano, RVB Malhas, Tecnoblu e Villa Têxtil; e as seguintes entidades de ensino: ASSEVIM (Associação Educacional do Vale do Itajaí-Mirim); FURB (Universidade da Região de Blumenau); UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina); UNIASSEVLVI (Associação Educacional Leonardo Da Vinci); UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí) e a UNIVILLE (Universidade da Região de Joinville).

Além dessas universidades, o SCMC conta com a participação do Senai, seu patrocinador master, representado pelas unidades de Jaraguá do Sul, Joinville, Brusque e Blumenau.

O que muda
Ao contrário dos anos anteriores, essa edição do evento não apresentará desfiles, mas sim uma grande exposição, em que cada time criativo vai proporcionar experiências imersivas de moda e design dentro de um container executado em madeira de reflorestamento.

Os 17 times criativos – compostos por dois estudantes de moda, um professor, e até cinco profissionais do quadro de funcionários das empresas – assinam a concepção da instalação e uma capsule collection, com cinco produtos inovadores em termos de design e processo de construção.

Eles passaram os últimos dez meses estudando as diversas manifestações comportamentais relacionadas aos universos de Design, Retail, Web, Comportamento e Comunicação, para entender como a indústria criativa global está se movimentando e, assim, criar estratégias de marketing e moda de impacto positivo para suas empresas e entidades de ensino.

Eis uma excelente oportunidade de entender como a moda pode se aproximar do conhecimento para resgatar, na tradição, a essência da transformação.

Consultoria Criativa
O SCMC conta com a consultoria criativa e direção de conteúdo de Jackson Araújo, Consultor de Moda, Analista de Trends e Sound-stylist, colaborador do WGSN, onde assina reports sobre Arte, Música e Comportamento, e Luca Predabon, analista de Tendências e colaboradora da Consultoria de Tendências Mindset.

Histórico
O projeto nasceu, em 2005, da inquietação de empresários ligados à moda e design, com um grande interesse em interagir fortemente com instituições de ensino para buscar e formar novos talentos, além de investir no valor agregado de seus produtos.

Estimular o desenvolvimento de um ambiente de inovação, design e cultura de moda, e influenciar a formação acadêmica da cadeia de moda e design em Santa Catarina são valores que fundamentaram a criação do SCMC.

Durante os seis anos de existência, já passaram pelo evento 28 empresas, 18 instituições de ensino e 300 estudantes, que têm a oportunidade de manter contato com a indústria e adquirir aprendizados práticos, que enriquecem a sua grade curricular.

Ficha técnica
O evento ocorre a partir das 19h, no Maria’s Shows e Eventos, à Rua Mamoré, 1083, Camboriú, SC. Somente para convidados. Com apoio da Texbrasil, Abit e Apex-Brasil, em parceria com o Catarina Coletivo Criativo e Green Valley.

Barbara Reiter

Barbara Reiter mora em Santa Catarina, na cidade Balneário Camboriú. Diretora de Turismo da ABIME, apresentadora do programa de TV ELA É BÁRBARA, no canal Brava 7 de Santa Catarina, filmmaker autodidata dos Diários de Viagem e autora do livro O Poder Feminino - Matrix Editora. Em seu blog fala sobre viagens, moda, beleza, comportamento, gastronomia, nutrição, auto-estima, metafísica e o que mais lhe der na telha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *