30 / 06 / 11

NOITE MAIS LONGA

NOITE MAIS LONGA
A noite mais longa do ano motiva as pessoas ao encontro e à música, que é a maneira que os “fueguinos” têm de dar as boas-vindas a un inverno repleto de expectativas. Uma das características indiscutidas de Ushuaia, que torna-a diferente de outros destinos do mundo, é a sua localização geográfica no extremo austral. Esta particularidade única, provoca na época estival uma notável redução na quantidade de horas de luz solar: desde o dia 21 de dezembro até o dia 21 de junho de cada ano, o pôr do sol se adianta à razão de dois minutos por dia. É assim, que chegado o dia 21 de junho, o sol aparece sobre os picos das montanhas às 10:00 hs, e a noite chega ao redor das 17:00 hr. Por isso, o dia mais curto do ano – coincidente com o solstício de junho – se reconhece popularmente como “La Noche Más Larga” ( A Noite Mais Longa).
Clique na imagem para ampliá-la. Foto da minha princesinha Tuca Cavalli em Ushuaia 

Em Ushuaia, meu destino de esqui, significa algo mais que outro evento tradicional: marca o início da temporada invernal, recebida e festejada por toda a comunidade. A festa de boas vindas foi grande e espetacular. As comemorações centrais se realizaram no Polideportivo Lasserre, onde na noite do dia 20 e o amanhecer do dia 21 a população e os turistas desfrutaram de espetáculos artísticos com bandas de rock, jazz, tango, folclore, entre outros. A Marcha das Tochas e o show dos Fogos Artificiais que aconteceu ao redor da Baía Encerrada foram dois momentos destacados dessa noite sobre Ushuaia e sobre o Canal Beagle. Está portanto aberta a temporada oficial de esqui em Ushuaia com todos os voos garantidos e sem problema algum, pois o vulcão chileno não passou nem perto. Nos encontramos todos lá.

VOOS GARANTIDOS

Vale informar que foi realizado um acordo entre o setor público e privado de Ushuaia com o Ministério de Turismo da Nação e com a Aerolíneas Argentinas para garantir os voos regulares durante o mês de julho, seja pela rota do Atlântico ou pela do Pacífico. Com esse objetivo, a Prefeitura de Ushuaia, o Governo Provincial, as Câmaras Empresárias locais e o Ministério de Turismo da Nação se comprometeram a formar um fundo específico para subsidiar os maiores custos que poderiam surgir por eventuais operações pelo Pacífico, no caso em que a rota do Atlântico possa estar comprometida pela presença de cinzas vulcânicas, garantindo assim a chegada dos voos regulares à cidade de Ushuaia durante o mês de Julho. Desta maneira, USHUAIA da uma resposta concreta que permitirá aos seus passageiros disfrutarem de umas excelentes férias de inverno naquele destino.

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *