03 / 06 / 11

Reinauguração do Ginásio de Esportes e pista de Atletismo do Ibirapuera

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o secretário de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, Jorge Pagura, reinauguraram o Ginásio Geraldo José de Almeida e a pista de atletismo do Estádio Ícaro de Castro Mello. Ambos fazem parte do conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, mais conhecido como Ibirapuera, cujo diretor geral é Luiz Flaviano Furtado. A pista de atletismo, que foi recapeada com piso de tartã alemão, já recebeu o GP Internacional Caixa São Paulo 2011 (Meeting Internacional), organizado pela Confederação Brasileira e a Federação Paulista de Atletismo, com apoio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado. Um dos destaques foi  Mauren Maggi, que obteve o segundo melhor resultado do ano no salto em distância, com 6,89 metros.

Na cerimônia de reabertura do Ginásio Geraldo José de Almeida, foram homenageados com a “Medalha de Honra do Mérito Esportivo” atletas que nele obtiveram grandes conquistas, como Wlamir Marques, Amaury Passos e Hortência Marcari, do basquete, Tiago Camilo e Aurélio Miguel, do judô, Ana Beatriz Moser, do vôlei, Nelson Prudêncio e Wanda dos Santos, do atletismo, e Eder Jofre, do boxe.

Na quadra do ginásio, o piso de poliuretano autonivelante foi colocado sobre uma manta de borracha, a iluminação recebeu luzes próprias para transmissão em HDTV (inclusive no estádio), as cadeiras foram todas trocadas, e o teto ganhou um revestimento termo-acústico, com lona tensionada que ajuda a controlar a temperatura e o som interno e externo. Ainda em relação à acústica, 5.600 sonofletores tiveram suas placas trocadas para melhorar a qualidade do som interno.

A quadra teve ainda aumentadas as suas dimensões, permitindo a realização de torneios de tênis sem comprometimento de público. A Confederação Brasileira de Tênis já marcou um desafio para novembro com tenistas da ATP (Associação de Tênis Profissional).

O Ginásio Geraldo José de Almeida, criado em 25 de janeiro de 1957, tem capacidade para 12 mil espectadores nas arquibancadas, e salas de apoio para os atletas. Nunca havia passado por uma recuperação estrutural tão profunda, com a instalação, inclusive, de áreas de acessibilidade.

O Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, com aproximadamente 100 mil metros quadrados, é um dos maiores da América Latina. Além do ginásio e do estádio com pista de atletismo, abriga o Conjunto Aquático Caio Pompeu de Toledo, o Ginásio Poliesportivo Mauro Pinheiro, o Palácio do Judô, alojamento para 340 pessoas, três auditórios com cerca de 300 lugares, salas de condicionamento físico, três quadras oficiais de tênis, dois mini-ginásios poliesportivos e estacionamento.

Na foto, Luiz Flaviano Furtado, Diretor Geral do Conjunto Desportivo “Constâncio Vaz Guimarães”, José Maria Marin (ex-Governador de São Paulo), Geraldo Alckmin, Governador do Estado de São Paulo, Jorge Pagura, Secretário Estadual de Esporte, Lazer e  Juventude, mais José Aníbal, Secretário de Energia de São Paulo.

Luiz Flaviano Furtado, José Maria Marin, Jorge Pagura, Geraldo Alckmin e José Aníbal

Luiz Flaviano Furtado, José Maria Marin, Jorge Pagura, Geraldo Alckmin e José Aníbal

Aquarela São Paulo

Aquarela é a coluna social paulista que nasceu em 1982, sendo publicada no jornal GAZETA, segundo caderno do jornal Gazeta Esportiva de São Paulo. Aquarela também expandiu-se como Prêmio Aquarela e é entregue a personalidades paulistanas e paulistas, artistas, empresários, sempre evidenciados ou apresentados por colunistas sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *