29 / 07 / 11

Operadoras de turismo

De Alagoas para o mundo

Ao escrever este primeiro artigo, tive dúvidas de que falar, pois turismo possui muitos assuntos com interesses diversos, segmentos variados e destinos novos e tradicionais, sempre desejados. Acabei escolhendo falar de como tudo começa, como os pacotes são elaborados, criados para serem expostos nas vitrines das agências e sites de viagens.

Pois é, as grandes responsáveis pelos novos e tradicionais pacotes de viagens são as operadoras de turismo, e hoje Maceió esta à frente de muitos estados do Nordeste, com operadoras de turismo de ponta, genuinamente alagoanas, de credibilidade e grandes parcerias, com fornecedores de turismo na América do Norte, Mercosul, Europa, África, Ásia e Oceania.

Hoje Maceió possui 4 operadoras alagoanas, com acordos nacionais e internacionais. São elas: Aerop, Máster, Soma e Tropicana. Falarei um pouco sobre cada uma delas:

Aerop – Há mais de 21 anos no mercado, faz parte do grupo e agência Aeroturismo. Com sede na praia de Pajuçara, possui acordos com mais de 1.500 hotéis, nacionais e internacionais, responsável pela montagem de pacotes de viagens para venda exclusiva às agências de viagens de Alagoas.

Master Operadora – 6 anos de fundação. O significado do nome Master é o fortalecimento da marca de agências alagoanas no mundo. Possui acordos internacionais com a Special Tours, Best Dest, Travel Ace, além de mais de 2.361 contratos com a hotelaria nacional, receptivos nacionais e as Cias aéreas Tam, Gol, Azul, Trip, Tap, Air Europa, Delta e American Airlines. Seu atendimento de vendas é exclusivo para agências de viagens de Alagoas, Sergipe e Maranhão. Com isso, nós, clientes, poderemos ter acesso aos produtos da Master através das 100 agências de viagens de Alagoas. Também é representante exclusiva no estado de Alagoas da Costa Cruzeiro e Ibero Cruzeiros. No avanço tecnológico, a Master está presente nas redes sociais mais acessadas: Facebook, Twitter, Orkut, Formspring.me. Em entrevista rápida com Carolina Feitosa, Diretora Comercial, ela nos convidou para embarcarmos neste verão, direto do nosso Porto de Maceió, no belíssimo navio Grand Holiday, com pacotes de 3, 4 e até 7 noites.

Soma Operadora – Rodney Rocha, Diretor Comercial, fala um pouco da origem do nome. “O nome da empresa representa a união das agências e dos hotéis com a operadora, a soma do trabalho de todos em busca de satisfazermos o cliente final”, afirma. Com 3 anos desde sua implantação, é representante exclusiva da By Travel (Europa Mundo), Caltour (Argentina), CTS (Chile), HotelBeds, TransHotel e Kaluah (hotelaria internacional), entre outras, além de um tarifário com mais de 1.500 contratos com hotéis no Brasil e mais de 1.000 no mundo. Possui acordos com as Cias aéreas Tam, Gol, Avianca, American Airlines, entre outras, como também acordos com a Cia marítima Disney Cruises. Além de Alagoas, expandiu seu atendimento nos estados de Sergipe, Bahia e Pernambuco. Em avanços tecnológicos, diz: “Mesmo com pouco tempo de mercado, já temos, praticamente desde que iniciamos, sistemas online de reservas nacionais e internacionais de hotelaria e serviços, bem como venda de roteiros online na Europa, Estados Unidos, China e América do Sul pela By Travel, todos à disposição dos agentes de viagem”. Citou as novidades em destinos que estão sendo muito procurados: Punta Cana, Lima, Bogotá e Cartagena. E deixou um conselho para nós, leitores: “Muitos passageiros têm aderido a compras de viagens nos sites de compras coletivas e tido diversos problemas de utilização de suas reservas e cobranças indevidas. Aconselho a todos que procurem seu agente de viagens, ele lhe dará as melhores opções, e quando tiver algum problema, com certeza terão alguém para resolvê-lo”.

Tropicana Turismo – Surgiu devido à localização da empresa, por estar situada no nordeste do Brasil e ser favorecida por um clima tropical e agradável. Atua no mercado alagoano já há 20 anos. Possui contrato com atendimento online pelo  Hotéis NET, que conta com uma quantidade de 1.345 hotéis espalhados pelo Brasil. Possui acordos com as Cias aéreas Gol e  Noar. Está presente na vitrine online de 62 agências em Alagoas e Sergipe. Em entrevista com Ingrid Lima, Assistente Comercial da operadora, ela relatou que os avanços tecnológicos da Tropicana são vistos pelo site www.tropicanaturismo.com.br, onde as agências têm acesso ao sistema de reserva online. Eles possuem cadastros nas redes sociais Twitter, Facebook e Orkut, onde o emissor pode interagir de forma imediata com a operadora. As redes estão sempre atualizadas de novidades através de letters. Ingrid Lima fez questão de nos deixar um conselho: “Você já teve curiosidade de saber como é ou onde fica exatamente o lugar em que o livro que você está lendo se passa? Este seria um excelente motivo de matar a sua curiosidade e uma oportunidade de se realizar a viagem dos sonhos. Sonhe, sonhe, sonhe… O resto, deixa com a gente.”.

Além das 4 operadoras de turismo alagoanas, outras operadoras nacionais estão cada vez mais interessadas em investir no nosso estado, como, por exemplo, a CVC Viagens, de São Paulo (com o Grupo Transamérica Turismo à frente), Trend , também de São Paulo (Janeide Pontes, funcionária local), e Turise Operadora, de Sergipe (Márcio Costa, funcionário local), com suas marcas e/ou investimentos de outros estados, mas com mão de obra 100% alagoana. Carmen Florêncio, Gerente Geral de Vendas da CVC Viagens, nos fala que os alagoanos fazem viagens curtas, de finais de semana, nas praias de Maragogi, Porto de Galinha e Costa do Sauípe, além da ponte aérea internacional Maceió / Buenos Aires / Maceió. Ressalta também que a CVC tem 39 anos no mercado e pacotes para todos clientes, desde os econômicos a pacotes especiais e luxuosos. Em entrevista, Carmen Florêncio nos diz que, “Ter um pacote elaborado e assistido por uma empresa que faz isso há 39 anos é fundamental. O objetivo da CVC é que o cliente apenas aproveite a viagem, sem se preocupar com mais nada, deixando toda essa preocupação para nós. Numa situação como a do vulcão chileno, o cliente recebe toda a assistência e amparo em todas as alterações necessárias para seu conforto e tranqüilidade”.

Pois é, caro leitor. Alagoas é motivo de orgulho, não só pelas operadoras “genuinamente alagoanas” que tem, como também pelos investimentos de operadoras de outros estados. Por isso, quando for viajar, mesmo que por apenas um final de semana em hotel ou resort, procure seu agente de viagem e prestigie nossas operadoras de Alagoas.

Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *