26 / 09 / 11

All You Need Is Love em Teresina

Fotos: divulgação
Clique nas imagens para ampliar

Direto do Jockey Clube do Piauí, o maior espetáculo beatle do mundo conta com orquestra, efeitos especiais, instrumentos vintage, projeções e figurinos de todas as fases da banda para reviver com fidelidade cênica e sonora mais de 60 músicas de todas as fases dos Beatles.

Teresina vivenciou um espetáculo emocionante, cheio de brilho e memorável!

O ano de 2010 marcou as comemorações de 50 anos do surgimento dos Beatles, banda de maior sucesso e influência no século XX. O espetáculo All You Need Is Love presta seu tributo em grande estilo com um show especial, que aposta em arranjos originais, instrumentos vintage, repertório amplo e na fidelidade de vozes, figurinos, trejeitos e até de diálogos em inglês no palco para proporcionar ao público a sensação mais próxima de estar diante do quarteto de Liverpool. Além de toda a precisão técnica, o concerto conta com os mais talentosos representantes da América Latina de John Lennon, Paul McCartney, Ringo Starr, George Harrison e George Martin, produtor considerado o quinto beatle.

Os integrantes do All You Need Is Love já tocaram no mitológico estúdio Abbey Road, no qual os Beatles gravaram quase todo seu repertório; viajaram no ônibus do grupo; se apresentaram seis vezes no lendário Cavern Club (lá foram parabenizados pelo primeiro empresário dos Beatles, Alan Williams, e por Dave Jones, dono do Cavern Club) e tocaram no encerramento oficial do Annual Beatles Convention, a Beatle Week, em Liverpool, na Inglaterra, para mais de 100 mil pessoas. Além disso, conheceram Astrid Kirchherr, responsável pelo corte de cabelo e pelo design dos ternos dos Beatles e fotógrafa do período inicial da banda, durante a estada em Hamburgo.

Formado por Sandro Peretto (John Lennon), César Kiles (Paul McCartney), Thomas Arques (George Harrison), Renato Almeida (Ringo Starr) e Anselmo Ubiratan (George Martin), o All You Need Is Love coleciona coincidências entre seus integrantes e os verdadeiros Beatles. Além de cada um ter a mesma estatura do beatle que representa no espetáculo, os músicos do All You Need Is Love trazem até características de personalidade semelhantes às de seus personagens, que dão ainda mais veracidade ao espetáculo.

O beatlemaníaco César, que aprendeu a tocar baixo com a mão esquerda, tem o carisma e o perfeccionismo de Paul. Sandro tem o sarcasmo e o timbre de voz de John. Renato, músico de formação erudita que toca em bandas de rock desde os 15 anos, é brincalhão e irreverente como Ringo. Thomas é tímido e irônico como George.

Os instrumentos do espetáculo, que apresenta mais de sessenta músicas do repertório da banda, são os mesmos usados pelos Beatles. Destaque para a bateria da marca Ludwig, de 1962, mesma marca e ano da usada por Ringo Starr; as guitarras das marcas Gretsch e Rickenbacker e o baixo Hofner, idêntico ao usado por Paul McCartney. O espetáculo conta com um total de dez modelos de guitarras, incluindo ainda as das marcas Epiphone, Fender e Gibson; dois violões, Fender e Gibson; três baixos, Hofner, Fender e Rickenbacker; além de um piano com pintura psicodélica, como o usado por Paul nas fases dos discos Sgt Pepper`s e The Magical Mystery Tour. Os amplificadores são da marca Vox, usada pelos Beatles durante toda sua carreira.

O figurino minucioso retrata quatro fases diferentes dos Beatles durante o espetáculo: os terninhos comportados dos tempos do Ed Sullivan Show; as já menos sóbrias vestes do segundo disco, With the Beatles; as fardas psicodélicas e coloridas de Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club e The Magical Mystery Tour e o visual da época do disco Abbey Road. Das abotoaduras às costeletas, nenhum detalhe é esquecido. Até as botas usadas em All You Need Is Love foram feitas por Mr. Green, o mesmo sapateiro inglês que fez os famosos calçados dos Beatles.

Fabio Teles - Teresina/PI

Fábio Teles é jornalista e colunista social. Escreve no jornal Tribuna do Piauí; assina coluna em sites de Teresina; membro da Ascropi – Associação dos Cronistas e Colunistas Sociais do Piauí; da Febracos – Federação Brasileira dos Colunistas Sociais e da Abime – Associação Brasileira de Imprensa e Mídia Eletrônica, onde é diretor da regional Piauí. Atua com promoção de eventos e publicidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *