15 / 09 / 11

III FESTIVAL NACIONAL DE CINEMA E VÍDEO RURAL DE PIRATUBA – SC

III FESTIVAL NACIONAL DE CINEMA E VÍDEO RURAL DE PIRATUBA – SC


Começou nesta última quarta-feira em Piratuba, SC, na Rota da Amizade, o III Festival Nacional de Cinema e Vídeo Rural. A cidade se tornou um imenso palco da expressão do homem do campo e de seu trabalho através de produções audiovisuais e fotografias. Serão quatro dias de programação gratuita no Centro de Eventos. Com a participação de mais de 20 Estados, o evento já figura como um dos maiores de Santa Catarina. Com a intenção de valorizar a família rural e suas atividades, o Festival de Piratuba conta nesta edição, com 146 vídeos, todos voltados à temática do homem do campo. Mais de 80 fotos também estão inscritas no concurso.
Clique na imagem para amplia-la

A abertura extremamente concorrida, contou com a presença de um dos diretores da Rede Globo, Roberto Carminatti, com o mega Repórter da Globo, José Hamilton Ribeiro, da atriz Monique Alfradique, do Secretario de Turismo de Piratuba Ivair Lopes Rodrigues, do Prefeito de Piratuba Adélio Spanholi, do Presidente da Rota da Amizade Convention & Visitors Bureau, Wilson Luiz de Macedo, do Repórter do Canal Rural Marcelo Lara, e demais autoridades municipais e estaduais.

Clique na imagem para ampliá-la
Já nesta quinta-feira, segundo dia do Festival, em palestra concorrida a alunos da UNOESC, da Pós Graduação da Escola Agroténica de Concórdia, da Escola Agrotécnica de Água Doce, Polícia Militar de Santa Catarina, Polícia Militar do Rio Grande do Sul, Patrulha Ambiental do Rio Grande do Sul, EPAGRI, CIASC, demais autoridades e público em geral, o jornalista José Hamilton Ribeiro, repórter Guerra do Vietnã e ha 30 anos no Globo Rural, fez grande palestra. Para Zé Hamiltom, como carinhosamente é chamado, a alma da grande reportagem está na revelação dos personagens.

O andar alquebrado, os cabelos brancos e com passos curtos o palestrante sobe as escadas do palco e se agiganta diante do auditório de Centro de Eventos de Piratuba completamente lotado. Do alto dos seus 76 anos de vida bem vivida e 56 anos de profissão, seu sonho é viver em Santa Catarina que para ele é o Estado mais lindo do Brasil e com a melhor qualidade de vida.

Como um professor começa a palestra explicando o que é uma grande reportagem. O jornalista, vencedor de sete prêmios Esso, narra histórias cômicas e encantadoras dos personagens de suas reportagens mais famosas para o Globo Rural. Para ele: “É preciso interesse do repórter, percepção e capacidade de diálogo para fazê-los entrar em cena e aproveitar o seu potencial, quando o repórter é capaz de revelar essas histórias, seus protagonistas ultrapassam o papel de mera fonte e tornam-se “verdadeiros personagens”.

O dia segue com diversas palestras e seminários e termina com a apresentação do Orquestra Paulista de Viola. Toda programação é aberta ao público e gratuita. Além da exibição dos filmes, o evento conta com a III Feira de Produtos e Artesanato da Agricultura Familiar, com exposição e comércio de produtos durante o Festival. O “V SEMAS” (Semana de Meio Ambiente e Sustentabilidade). Para ver mais fotos, clique aqui.

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *