22 / 09 / 11

Light ou diet?

Fotos: divulgação

Os alimentos diet apresentam propósito dietético. Grande parte destes alimentos são isentos de açúcar, porém, é possível encontrar outros tipos de alimentos diet que são isentos de outros nutrientes, como sal e gorduras. Por serem, em sua maioria, isentos de açúcar, podem ser consumidos por diabéticos, mas com cautela, já que os outros nutrientes que dão calorias aos alimentos estão presentes.

Já os alimentos light são assim considerados porque devem apresentar pelo menos 25% menos de calorias em comparação ao mesmo alimento normal. Devem e podem ser consumidos por pessoas que querem melhorar hábitos alimentares, perder peso e alterar as taxas de colesterol e triglicerídeos.

Atualmente, é possível encontrar vários alimentos diet e light, e isso ajuda principalmente aos diabéticos que precisam perder peso. Porém, nada descarta a importância de ler atento os rótulos.

Exceção: refrigerantes. Tanto faz diet, light ou “zero”. Todos têm uma redução bem considerável de calorias e também não possuem açúcar, pois são adoçados com adoçante. Mas cuidado: são ricos em sódio, e o consumo exagerado pode aumentar a pressão arterial e favorecer a retenção de líquidos.

Saudações nutritivas!

Joelma Marinho - Maceió/AL

CRN - 6 3044. Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Especialista em Obesidade e emagrecimento pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), no Rio de Janeiro. Especialista em Controle e qualidade de alimentos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualização em Nutrição Aplicada à Atividade Física. Nutricionista da Estação Vida e Saúde. Nutricionista da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *