12 / 09 / 11

Maestro João Carlos Martins em turnê internacional

Maestro João Carlos Martins
Maestro João Carlos Martins (Foto: Fernando Mucci/Platinum)

O maestro João Carlos Martins iniciará em setembro a turnê “The American Concerts – From Bach to Villa-Lobos” com a Filarmônica Bachiana SESI SP, e os solistas Elisa Fukuda, Jean William, e a Bateria da Vai Vai.
Os concertos serão no dia 22/09, em Fort Laudardale – Broward Center e no dia 25/09 no Lincoln Center em NY.
No repertório, o maestro João Carlos Martins irá reger o Concerto para violino de Vivaldi e a Suite Orquestral nº 3 de Bach. Na 2º parte, Jean William será o solista de Evocação e Melodia Sentimental de Villa Lobos, e, a Bateria da Vai Vai, em conjunto com a orquestra, irá interpretar Trenzinho Caipira de Villa Lobos, Mourão de Guerra Peixe e a inédita peça de Mateus Araújo: Prelúdio, Fuga e Samba inspirada no Samba Campeão do Carnaval de 2011 – A Música Venceu.
Maestro João Carlos Martins
O maestro João Carlos Martins se eleva a um patamar raramente alcançado por outros músicos brasileiros no século XX. Considerado um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach, teve como um dos pontos altos de sua carreira a gravação da obra completa para teclado deste gênio da música. Logo após, devido a problemas físicos, teve que abandonar a carreira de pianista, canalizando para a regência sua paixão pela música.

Filarmônica Bachiana SESI SP
A qualidade dos músicos da Filarmônica Bachiana, selecionados entre as melhores orquestras brasileiras, tem sido elogiada pelo mundo afora. São profissionais que fazem questão de aprimorar seu talento com trabalho e estudo. Assim, a orquestra, fundada em 2004, não tardou a ganhar o merecido reconhecimento. Após quatro temporadas em que se apresentou pelo Brasil, encantou o público americano com quatro atuações de gala sendo 02 no Carnegie Hall em 2007 e 2008 e 02 no Lincoln Center em 2009 e 2010 – NY.

Escola de Samba Vai-Vai
No início do século, havia no bairro do Bixiga um time de futebol e grupo carnavalesco chamado Cai-Cai, que utilizava as cores preto e branco. Por volta de 1928, um grupo de amigos, ajudava a animar os jogos e festas realizadas pelo Cai-Cai, porém eram sempre vistos como penetras e arruaceiros, sendo apelidados de modo jocoso como “a turma do Vae-Vae”. Expulsos do Cai-Cai, estes criaram o “Bloco dos Esfarrapados”, e paralelamente, o Cordão Carnavalesco e Esportivo Vae-Vae, que foi oficializado em 1930.
O primeiro desfile oficial do Cordão Vai Vai foi em fevereiro de 1930, o tema era sobre São Paulo e o samba novamente foi feito por Henricão:- “Salve São Paulo, tens o céu cor de anil/ Possui a riqueza e a grandeza, és o coração do Brasil”. As fantasias eram livres, e nelas predominavam o preto e o branco.
Desde então todos os anos a Escola de Samba Vai-Vai se supera e emociona os foliões com seus desfiles.

Aquarela São Paulo

Aquarela é a coluna social paulista que nasceu em 1982, sendo publicada no jornal GAZETA, segundo caderno do jornal Gazeta Esportiva de São Paulo. Aquarela também expandiu-se como Prêmio Aquarela e é entregue a personalidades paulistanas e paulistas, artistas, empresários, sempre evidenciados ou apresentados por colunistas sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *