20 / 10 / 11

Alagoano vence o concurso “A Vida e a Obra de José de Freitas Machado”

Monografia escolhida será lançada pela Editora da Universidade Federal de Alagoas durante a V Bienal do Livro de Alagoas

Fonte: Ana Daniella Leite
Imagem: divulgação
Clique para ampliar

Para comemorar o Ano Internacional da Química, o governo do estado – através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) -, em parceria com a Braskem, lançou, no início deste ano, o concurso de monografias “A Vida e a Obra José de Freitas Machado”, com o intuito de estimular pesquisadores e alunos de ensino superior do Brasil. O vencedor do edital foi o engenheiro agrônomo alagoano e atual chefe de gabinete da Secretaria de Agricultura (Seagri), Etevaldo Alves Amorim.

Na monografia, intitulada de “Freitas Machado: vida e obra”, Etevaldo Amorim relata a trajetória pessoal e profissional deste alagoano do município de Pão de Açúcar, que era professor e um importante nome no cenário da Química do Brasil. Foi aluno da cientista e Prêmio Nobel Marie Curie, na Sorbonne, em Paris, e em 1933 fundou e foi o primeiro diretor da Escola Nacional de Química. Também foi fundador da Sociedade Brasileira de Química.

“Lançamentos de editais deste tipo pelo governo do estado são muito importantes, pois, além de estimular a geração de trabalhos científicos, proporciona às futuras gerações a possibilidade de conhecer personalidades que contribuíram para o desenvolvimento acadêmico e científico do Brasil”, enfatiza Etevaldo Alves Amorim.

A iniciativa da realização do concurso também é elogiada pelo secretário-chefe do Gabinete Civil, Álvaro Antônio Machado. “Por meio deste concurso, o governo do estado, em parceria com a Braskem, mostra seu compromisso com o incentivo à cultura do país, reconhecendo assim, o papel de destaque deste alagoano”, afirma Álvaro Antônio Machado, secretário-chefe do Gabinete Civil.

Premiação
O vencedor do concurso receberá como prêmio a quantia de R$ 10 mil e a publicação de mil exemplares de sua monografia, que será lançada na próxima segunda-feira (24), às 20h, pela Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), na V Bienal Internacional do Livro de Alagoas, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro do Jaraguá, em Maceió.

“Estou ansioso pelo lançamento do livro e espero que todos gostem de conhecer a história deste alagoano que colaborou com o ensino e a pesquisa da Química em nosso estado e no Brasil”, comenta o autor.

Serviço
Lançamento do livro “Freitas Machado: vida e obra”
V Bienal Internacional do Livro de Alagoas
24 de outubro, às 20h
Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, Jaraguá – Maceió (AL)

Notícias

Um Comentário em “Alagoano vence o concurso “A Vida e a Obra de José de Freitas Machado”

Geilza Silva Canuto
25 de janeiro de 2021 em 19:03

Atraves do Texto escrito por Maria Lucia Moura Galvao onde cita o nome Jose de Freitas Machado fui procurar sobre sua origem e fiquei muito feliz em saber que foi mais uma pessoa ilustre originario de Pao de Açucar.Fiquei surpresa em saber sobre nosso colega Etevaldo Amorim que fez a Monografia sobre esse Homem Ilustre.e ganhou o premio.Parabens EtevaldoAmorim.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *