19 / 10 / 11

Dicas de nutrição e exercício físico

Imagem: divulgação
Clique para ampliar

É de grande importância a escolha adequada de alimentos para a manutenção da saúde, controle do peso corporal e melhoria da performance durante a atividade física.

Sabendo que nosso corpo depende diretamente de energia e nutrientes para manter suas funções vitais, as necessidades são adquiridas através da ingestão de carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e minerais. Ou seja, necessitamos de uma alimentação equilibrada! Claro que a quantidade de cada um desses nutrientes é individual e depende de fatores como idade, estado de saúde, composição corporal. Através da prática de atividades físicas e exercícios, essas necessidades aumentam de acordo com o tipo de exercício, duração, frequência e intensidade.

Se a ingestão de nutrientes for inadequada, pode impactar o rendimento durante a atividade física e até mesmo diminuir a imunidade, aumentar o risco de lesões musculares e de desenvolvimento de osteopenia (diminuição da massa óssea), além de reduzir a massa muscular.

Abaixo, algumas dicas:

Carboidratos:
– Principal fonte de energia para o corpo
– Diretamente ligado ao desempenho esportivo (ou seja, sem carboidratos na dieta, o corpo não desempenha bem seu papel)
– Uma dieta pobre em carboidratos pode diminuir o desempenho esportivo e prejudicar o sistema imunológico, além de diminuir a mobilização de gordura para fornecimento de energia, ou seja, dificulta a perda de peso corporal e diminuição do percentual de gordura. Para ter energia, o organismo vai precisar utilizar de massa muscular como fonte de energia.

Lipídios:
– É um importante isolante térmico que protege os órgãos, tecidos e articulações, ou seja, evita lesões!
– Reduz o impacto durante o exercício. Se a dieta for muito pobre em lipídios, pode prejudicar a absorção de algumas vitaminas e também diminui o rendimento físico.

Proteínas:
– Responsável pela síntese de massa muscular e reparar os tecidos após a atividade física. Se a dieta tiver proteínas em excesso, pode sobrecarregar os rins e fígado. A quantidade de proteína deve ser prescrita por nutricionista.

Joelma Marinho - Maceió/AL

CRN - 6 3044. Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Especialista em Obesidade e emagrecimento pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), no Rio de Janeiro. Especialista em Controle e qualidade de alimentos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualização em Nutrição Aplicada à Atividade Física. Nutricionista da Estação Vida e Saúde. Nutricionista da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *