27 / 10 / 11

Estudante é atração em estande da Bienal do Livro

Adolescente de 14 anos chama atenção na V Bienal ao montar miniaturas de brinquedos com conceitos científicos

Fonte: Débora de Brito | Ascom Secti
Fotos: divulgação (clique para ampliar)

Brinquedos encantaram público que esteve na Bienal nesta terça

Brinquedos encantaram público que esteve na Bienal nesta terça

O movimento foi intenso, durante a terça-feira (25), no estande da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), montado na V Bienal Internacional do Livro. Crianças e adultos ficaram admirados com a habilidade e o talento de Márcio Augusto dos Santos Silva, de 14 anos, que construiu, com tecnologia e conceitos científicos, diversas miniaturas de brinquedos encontrados em parques de diversões.

O estudante iniciou sua aventura no mundo da tecnologia aos 8 anos de idade. A mãe, Márcia Maria dos Santos Silva, explica que desde cedo percebeu que ele já apresentava um diferencial, ao vê-lo brincando com um carrinho cheio de micro-luzes que ele havia construído. “Depois disso, ele falou que queria ter um parque de diversões, então começava a me pedir para ir ao parque. Mesmo eu não deixando, ele fugia e ficava somente olhando como funcionava cada brinquedo. Foi assim que ele construiu o parque em miniatura. Sinto muito orgulho do meu filho”, diz ela.

Estudante da Escola Municipal Evandra Carneiro Vasconcelos, em Rio Largo (AL), Márcio Augusto costuma sempre ganhar gincanas e trabalhos ligados à tecnologia – o que gera disputas entre os colegas de sala de aula para integrar a equipe de trabalho do adolescente. “Eu utilizo peças de alumínio e forro de PVC; assim, faço a reciclagem de diversos produtos”, explica.

Como todos que visitaram o estande da Secti/Fapeal, o pequeno Davi Domingos, de 10 anos, ficou admirado por ver que os brinquedos expostos, que necessitam de conhecimento tecnológico, foram construídos por um garoto. “Achei muito interessante, já que um menino de 14 anos não tem o costume de fazer isso”, destacou ele, ressaltando também o fato de Márcio utilizar produtos que iriam para o lixo.

Márcio Augusto mostra suas criações

Márcio Augusto mostra suas criações

Portador de deficiência visual, José André Inácio da Silva, de 32 anos, conheceu as miniaturas por meio do tato e também demonstrou admiração ao saber que os produtos expostos no estande foram confeccionados por um adolescente. Outro fator que causou admiração foi a utilização de material reciclado nos brinquedos, contribuindo para a preservação ambiental. “Esse garoto tem muita sensibilidade. Ele age pela cidadania”, evidenciou José André.

Hoje (27), a partir das 11h, o estudante Márcio Augusto dos Santos Silva exporá novamente suas peças no estande da Secti/Fapeal. A Bienal do Livro acontece no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro do Jaraguá, em Maceió.

Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *