24 / 10 / 11

Roupinhas de brincar divertem na abertura de Jornada do PIM

Texto: Cris Weber
Fotos: divulgação

Quem não lembra de brincadeiras de infância como amarelinha, pula elástico e jogo da velha? O que era comum entre as crianças da geração até os anos 1990 hoje foi substituído por videogames e DVDs. Mas resgatar as atividades lúdicas pode ser surpreendente e bastante divertido. Foi o que aconteceu na manhã de domingo, 23, na abertura da Jornada Canoense pela Primeira Infância, no Parque Getúlio Vargas.

Em parceria com o curso de moda do Senac – que tem sede em Canoas -, 9 crianças atendidas pelo programa Primeira Infância Melhor desfilaram modelitos que não serviam só como roupa, mas também como brinquedos.

Os modelos desfilados foram uma roupinha cujas mangas se transformaram em pista de corrida; uma camiseta com compartimentos que serviam para joguinho de memória; outra semelhante com porta-letras para palavras cruzadas; e um avental que, aberto, virava uma pista para pular amarelinha. Os outros figurinos foram uma jaqueta com velcro para jogo da velha; um chapéu e algumas pulseiras que viraram jogo de argolas; uma camiseta com peças pregáveis para mudar o rosto de um palhaço; um vestido com elásticos para a brincadeira de pular elástico; e uma saia armada que se transforma em barraquinha para crianças.

De acordo com a coordenedora do curso, Roberta Pedron, as ideias para os figurinos surgiram da experiência de infância das próprias estilistas. “Cada uma foi citando uma brincadeira e as inspirações iam aparecendo. Foi muito divertido fazer as peças”, ressaltou, afirmando também que o resgate é uma maneira de colocar a criança frente a frente com novas experiências. “Hoje, é raro ver uma brincadeira assim pelas ruas. Tomara que tenhamos despertado nelas essa vontade”, comentou.

O coordenador do PIM, Carlos Alberto Azevedo, afirmou ainda que o projeto das peças é um estímulo ao raciocínio. Ele citou a pista de corrida como um exemplo. “A criança aprende a esperar sua vez, jogar com paciência e não trapacear. É muito educativo”, explicou.

O mesmo desfile vai acontecer às 19h de amanhã, 25, na Praça das Palmeiras do Canoas Shopping.

Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *