21 / 10 / 11

V Congresso Nacional de Extensão Universitária em Alagoas através do Cesmac

Fonte: Ascom Cesmac

Alagoas estará presente em um dos mais importantes eventos da vida universitária brasileira, o Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, em sua quinta edição, promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul nos dias 8 a 11 de novembro, na cidade de Porto Alegre, tendo suas instituições de ensino superior aprovado expressivo número de projetos de extensão, entre mais de 2.600 trabalhos inscritos.

Além da Universidade Federal de Alagoas, da Uncisal, que teve um projeto aprovado, e da Uneal e Ifal, com igual número, o Centro Universitário Cesmac foi a única entidade particular a ter projetos de extensão aprovados em número de três, e irá participar do Congresso que, segundo o Coordenador do Núcleo de Projetos de Extensão do nosso principal centro universitário privado, Dr. Amauri Soares Ferreira, tem o objetivo de troca de experiências, apresentação de propostas e resultados da extensão universitária.

Para o Coordenador do NPE do Cesmac, a organização do Congresso, reconhecendo a relevância dos projetos apresentados pela instituição e versando sobre temas de interesse da sociedade e a sua qualidade, envaidece nossa principal instituição do ensino superior privado, dirigida pelo Reitor João Sampaio e Vice-Reitor Douglas Apratto Tenório.

Projetos aprovados
Cinema e memória: a imagem como defesa adaptativa contra o choque traumático na comunidade de Branquinha – AL, orientado pelo Prof. Cláudio Jorge Gomes de Morais, da Faculdade de Comunicação e Jornalismo do Cesmac, com a participação dos alunos Anderson Rufino Barbosa, Isis Correia Alves Feitosa de Carvalho, Fabrício Ferreira de Carvalho e Isley Mariana Oliveira Tenório, resgata a memória da comunidade de Branquinha, após a destruição pela enchente do ano passado de documentos importantes da cidade.

Outro projeto desenvolvido na mesma faculdade e aprovado para o Congresso trata da formação e capacitação das comunidades indígenas Xucuru-Kariri sobre os direitos indígenas e a comunicação no processo de organização social, orientado pelo Prof. Jorge Luiz Gonzaga Vieira e desenvolvido junto com os alunos, Denir Elias da Silva Netto, Fernando Carlos de Barros Teles Filho, Railton Teixeira da Silva e João Paulo de Carvalho Vasconcelos, que trabalham visando conscientizar os indígenas sobre os seus direitos.

O terceiro projeto de grande relevância aprovado é desenvolvido na Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde do Cesmac, sobre prevenção a intoxicações por substâncias químicas e monitoramento biológico em agentes de combate a endemias, sob a orientação do professor Jair Faé, com os alunos participantes Juliana de Araújo Julião, Mariana Moreira Alves, Rafael Firmino de Araujo Aquino e Karla Danielle Damasceno Amorim.

Para Amauri Soares, a participação do Cesmac no evento é realçada pela importância do Congresso que será sediado em Porto Alegre (RS), tendo como tema “As Fronteiras da Extensão” e objetivo a troca de experiências, apresentação de propostas e resultados e, principalmente, a oportunidade de refletir criticamente sobre a extensão universitária no Brasil.

A Programação contará com conferências, mesas redondas, minicursos e atividades culturais, bem como apresentações de trabalhos nas modalidades de Comunicação Oral, Tertúlia e Oficinas, permeando as 8 áreas temáticas da extensão.

O patrocínio é da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e os promotores são o Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, o Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária das Universidades e Instituições de Ensino Superior Comunitárias e o Fórum de Extensão das Instituições de Ensino Superior Particulares.

Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *