18 / 11 / 11

Celebração e tolerância

Imagem: divulgação

Recentemente, ouvi uma frase que me desconcertou e me fez parar para pensar. Assim: “Eu preciso estar em lugares onde sou celebrado e não onde sou tolerado”.

Após breve reflexão, percebi que o real entendimento disso valeu o dia para mim.

Parece trivial, mas muitos não se adéquam a esta frase tão verdadeira, e por isso se angustiam e machucam sua alma, ferem seus sentimentos, e as emoções decorrentes atrapalham seu cotidiano e deixam marcas muito doloridas.

Observe: se você frequenta espaços onde é meramente tolerado, suas ideias e palavras proferidas, por mais lógicas e verdadeiras que sejam, nunca encontrarão eco, não serão ouvidas e muito menos apreendidas. Você perde seu precioso tempo… É como dar pérolas aos porcos. E sofrerá por sentir-se menosprezado por seus pares, que, por tolerá-lo, sentem-se muito seguros de si mesmos.

Ah, o caráter dos homens sobre a imensidão da Terra…, quiçá pudéssemos mudá-lo, mas é utopia. As pessoas são imutáveis, e a única exceção é quando aceitam a Jesus. Aí a transformação é radical e perene.

Inversamente, onde você é celebrado, apenas sua presença física é motivo de júbilo e comemoração. As pessoas o admiram, ou, no mínimo, o respeitam, e só isso já é uma satisfação e tanto.

Ora, prefira sempre estar onde é celebrado, qualquer que seja a situação presente.  Não importa outras coisas. Falo, entretanto, de celebração verdadeira, que você sente em todas as suas células.

Isso me faz pensar em nossos corruptos e sujos e bem encardidos homens públicos, fazendo farra com dinheiro público, celebrando as mais absurdas frivolidades, sempre nas hostes da viúva, para os quais a mendacidade é qualidade onipresente, e a falta de caráter destes insanos, aliada a extrema incompetência, dificulta a vida de muitos milhões de brasileiros, este povo inculto, sofrido, cada vez mais endividado, mas sempre esperançoso de dias melhores.

Hoje não entendi como o mendaz Carlos Lupi não foi demitido do ministério do trabalho. A mentira escancarada de um homem público é um acinte a nação, uma vergonha ao governo, e ninguém pode ser conivente com tais atos.

Bem, amanhã é outro dia… Aguardemos.

Com carinho,
João Antonio Pagliosa

João Antonio Pagliosa - Curitiba/PR

João Antonio Pagliosa é engenheiro agrônomo de Santa Catarina formado pela UFRJ, e especialista em Reflorestamento, Serviços Topográficos, Avaliações e Peritagens em temas agropecuários e florestais, Nutrição Animal, Armazenagem de grãos e Fabricação de rações, Palestras Técnicas e Motivacionais, Avicultura e Suinocultura. Atualmente é corretor de imóveis da Imobiliária Galvão e escritor com diversos artigos publicados em jornais do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *