03 / 11 / 11

Chefs estrangeiros no Festival Internacional do camarão cearense

Foto: divulgação

Vista aérea da Fazenda Cacimbas, em Acaraú (CE), local onde acontece o Festival Internacional do Camarão da Costa Negra

Vista aérea da Fazenda Cacimbas, em Acaraú (CE), local onde acontece o Festival Internacional do Camarão da Costa Negra

O Ceará prepara a terceira edição do Festival Internacional do Camarão da Costa Negra (“Grand Shrimp Festival”) e o III Encontro do Arranjo Produtivo Local da Carcinicultura do Litoral Oeste, que acontecerão este ano entre os dias 11 e 13 de novembro na Fazenda Cacimbas, em Acaraú, Ceará, com a presença de renomados chefs de cozinha nacionais e internacionais e palestras técnicas e científicas de categorizados especialistas para empresários e pessoas do setor. A Abrajet do Ceará está apoiando o evento, que é de muita importância para a economia e o turismo cearenses.

Nos três dias do festival haverá reunião da Câmara Setorial do Camarão, palestras sobre arranjos produtivos locais da carcinicultura do litoral oeste, julgamento de pratos feitos à base de camarão pelos chefs convidados e o casamento desse crustáceo com vinhos e outros ingredientes. Cursos rápidos para pessoas interessadas e workshops gastronômicos também estão previstos. Na ocasião, será entregue o Troféu Mérito Costa Negra aos agraciados de 2011.

Chefs e restaurantes
Confirmaram presenças no Festival os chefs Paolo Caldana, presidente mundial da Federazione Italiana Cuochi, Roma; Patrick Martin, vice-presidente internacional do Le Cordon Bleu, Paris; Bruno Stieppe e Carlos Soares, respectivamente presidente e secretário-geral da Federazione Italiana Cuochi no Brasil; Fábio Barbaglini, uma estrela Michelin e melhor chefe da Itália em 2003; Emmanuel Ruz, uma estrela Michelin e chef do Restaurante Lou Fassun, em Grasse, na França; e Bernard Twardy, chef corporativo do Beach Park, em Fortaleza.

Os restaurantes cearenses participantes são: Medit, com o chef Valdemir Segundo; Fashion Gourmet, chef Camila Câmara; Lautrec, chef Bia Leitão; Villa Mango, chef Liliane Pereira; De Tommaso, chef Thessia Godoy; e Maee, chef Stênio Machado Costa.

Costa Negra
Costa Negra é o nome do trecho do litoral cearense onde está localizada essa produção diferenciada de camarão. A região abrange os municípios de Itarema, Acaraú, Cruz e Jijoca de Jericoacara. O nome da região foi oficializado no final de 2009 por lei da Assembléia Legislativa, e deriva de um aspecto característico das praias locais, que apresentam grandes extensões de sedimentos cinza-escuros, com a presença de depósitos sedimentares submersos, que conferem um visual único às praias da região no período de baixa-mar, quando afloram em grandes extensões.

O empresário Livino Sales requereu e obteve, no Brasil, a certificação oficial de Costa Negra – Denominação de Origem. O 3º Festival Internacional do Camarão da Costa Negra é uma promoção e realização da Associação Cearense dos Criadores de Camarão da Costa Negra (ACCN), com organização da Prática Eventos.

Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *