13 / 12 / 11

Ypiranga Futebol e Festa

Ypiranga Futebol e Festa acontece na terça, dia 20/12, no Portela Café, com Cortejo Afro, Márcio Victor e convidados
Márcio Victor, Cortejo Afro (topo) e Armandinho Macêdo

Márcio Victor, Cortejo Afro (topo) e Armandinho Macêdo

Terça é dia de Ypiranga Futebol e Festa, um evento em prol da revitalização do time Ypiranga que faz parte da história do futebol brasileiro. Um show marca a comemoração do lançamento deste projeto, com Cortejo Afro, Márcio Victor (Psirico), J. Veloso, Armandinho Macêdo, Gerônimo, Claudia Cunha, DJ Pimenta e muito mais, além das presenças dos ex-jogadores João Marcelo, Ronaldo Passos e, certamente, Bobô. Teremos muitas novidades neste dia!

A produção é de Luzia Moraes, Alberto Pitta e Emerson Ferretti, no Portela Café (Rio Vermelho), às 21h. Entrada: R$ 20.

Os convidados
São os apaixonados pelo futebol, artistas que têm forte ligação com o esporte e indiretamente também com o time Ypiranga, como Armandinho Macêdo, que tinha seu pai, Osmar Macêdo (inventor do trio elétrico do carnaval baiano com Dodô), como torcedor do Esporte Clube Ypiranga, e J. Veloso, seu avô Zeca (José Telles Velloso), marido de Dona Canô e pai de Caetano e Bethânia, também Ypiranguense – tanto que estão fazendo um hino especial para celebrar o projeto “Ypiranga – Futebol e Festa” em parceria com o Marcio Victor, do grupo Psirico. As vendas dos ingressos e bebidas serão revertidas para ajudar na reestruturação do time.

Um breve histórico do Ypiranga
O Ypiranga foi fundado em 7 de setembro de 1906, sendo um dos mais antigos clubes do futebol da Bahia. No início do século XX, jovens excluídos sociais trabalhadores de ofícios e de ganhos impedidos por fatores étnicos, sociais e econômicos, cotizaram-se e fundam o Sport Club Sete de Setembro, em 17 de abril de 1904, que é extinto em 7 de setembro de 1906, para dar lugar ao Sport Club Ypiranga (atualmente Esporte Clube Ypiranga). É o terceiro clube com mais títulos baianos, depois do Bahia e do Vitória, com 10 conquistas no total.

O nome do novo time é escolhido de forma emblemática, fruto do momento conjuntural de construção da identidade nacional. O Esporte Clube Ypiranga é a síntese da união dos pobres da cidade, que querem se integrar construindo um tempo novo, rompendo com privilégios das elites arraigadas pelo escravismo do antigo regime imperial. Com sede em Salvador, as cores do time são amarelo e preto.

Após vários anos afastada dos campeonatos profissionais de futebol, a equipe retomou as atividades ao disputar a 2ª Divisão do Campeonato Baiano de Futebol.

Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *