09 / 01 / 12

Aquarelas Paulistanas homenageia São Paulo em seu aniversário

Foto: divulgação

A aquarelista Ivani Ranieri (foto) homenageará a cidade de São Paulo com a exposição “Aquarelas Paulistanas”, que acontece entre os dias 23 e 27 de janeiro, no Bar des Arts, em Itaim, São Paulo.

Entre as cenas escolhidas pela artista, figuram os prédios, viadutos, praças e ruas da cidade, que completará 458 anos de sua fundação em 2012.

Ivani mescla, em suas Aquarelas Paulistanas, cenários urbanos com as flores da cidade, explorando a delicadeza de várias espécies e sua habilidade com as tintas e o meio aquoso.

“São Paulo é uma cidade que enxergo em cores vibrantes e calorosas. Ela é pulsante, vigorosa e estimulante. Esse é o meu olhar sobre esta metrópole que adoro”, diz a artista, que não concorda com a visão estereotipada de cidade cinza, misto de concreto e asfalto.

O espaço oferecido pelo Bar des Arts para a exposição Aquarelas Paulistanas é parte da proposta de incentivo às atividades artísticas e culturais que a casa vem realizando. No aniversário de São Paulo, haverá cardápio especial dedicado à gastronomia da cidade, desenvolvido pelos Chefs do restaurante.

No dia 25, os clientes do Bar des Arts serão presenteados com um pôster-aquarela da artista, que estará à disposição dos visitantes, autografando e comentando suas obras e técnicas.

Sobre a artista
Ivani nasceu na cidade de São Paulo, em 6 de outubro de 1960. Iniciou seus estudos em artes no Colégio Santa Marcelina, em 1976, abraçando a técnica da pintura a óleo. O primeiro contato com a aquarela e a pintura calcográfica, praticada em cobre e outros metais, se deu pelas mãos da artista plástica Iole Di Natale, na Faculdade Santa Marcelina (Fasm), onde conclui sua graduação, em 1981, em Educação Artística, com habilitação em Artes Plásticas.

Em 1983, a artista buscou especializações em calcografia e gravura experimental, na Scuola Lorenzo Di Médici, em Florença, e na Scuola Internazionale di Grafica, em Veneza, ambas na Itália.

A artista coordena grupos de aquarelistas brasileiros em cursos de aquarela nos EUA, Itália, França e Brasil, além de ser convidada a orientar o curso aquarela em pleinair de verão para estrangeiros, na Scuola Internazionale Di Gráfica, em Veneza, Itália.

Suas obras integram o acervo dos museus mais importantes de São Paulo, como o Museu de Arte de São Paulo (Masp), o Museu de Arte Contemporânea (Mac) e o Museu de Arte Moderna (Mam).

Sobre a técnica

Originária do italiano acquerello, a aquarela é uma tinta diluída em água que passou a designar as obras feitas a partir dessa tinta. A pintura em aquarela é uma modalidade em que os pigmentos de tinta são veiculados em água e fixados por goma-arábica. Dessa mistura, resulta uma cor luminosa, impossível de ser obtida em outras modalidades. Na aquarela, as cores se sobrepõem como lâminas coloridas de vidro, em que luz e transparência estão sempre em destaque.

Serviço
Exposição Aquarelas Paulistanas, de Ivani Fortunato Ranieri
Data: de 23 a 27 de janeiro, das 12h às 24h
Local: Bar des Arts, Rua Pedro Humberto, 09 – Itaim – São Paulo
Telefone: (11) 3074-6363
Entrada Grátis

Aquarela São Paulo

Aquarela é a coluna social paulista que nasceu em 1982, sendo publicada no jornal GAZETA, segundo caderno do jornal Gazeta Esportiva de São Paulo. Aquarela também expandiu-se como Prêmio Aquarela e é entregue a personalidades paulistanas e paulistas, artistas, empresários, sempre evidenciados ou apresentados por colunistas sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *