27 / 01 / 12

Parque Tecnológico de Alagoas contemplará serviços de metrologia

Secretário Eduardo Setton apresentou aos representantes da Rede Metrológica de Alagoas o projeto da Secti

Por Débora de Brito
Foto: divulgação

Reunião entre o secretário Eduardo Setton e representantes da Rede Metrológica de Alagoas

Reunião entre o secretário Eduardo Setton e representantes da Rede Metrológica de Alagoas

O projeto Parque Tecnológico Social de Alagoas (PqTS) disponibilizará a área de metrologia para atender às necessidades do setor produtivo beneficiado com o projeto, a exemplo do setor agroalimentar. O projeto está sob a coordenação do governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), que articula estratégias para consolidar o Parque Tecnológico de forma sustentável.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas, Eduardo Setton, apresentou à executiva da Rede Metrológica de Alagoas, Jaciara Correia, e aos empresários de metrologia, Edson de Lara e Sergio Cunico, o projeto do Parque Tecnológico, expondo os detalhes da fundação e dos quatro pólos iniciais.

O secretário explicou que, após conhecer todas as ações do governo de Alagoas na atração de empreendimentos, criando novas oportunidades de negócios e cadeias produtivas, existe a necessidade do Parque Tecnológico oferecer alguns serviços pela Rede Metrológica de Alagoas.

No caso do Pólo Tecnológico Agroalimentar de Arapiraca e Batalha, projetos que receberão investimentos no valor de R$ 12 milhões, segundo o secretário, merece destaque, pois já iniciaram suas obras neste ano e terão necessidade dos serviços de metrologia.

“É necessário abrir o mercado e observar o que é estratégico para Alagoas. No estado, o setor químico-plástico dispõe de empresários que investem fortemente em inovação, ou seja, estão construindo novos produtos, porém num maior tempo e utilizando o conhecimento dos pesquisadores de outros estados”, explicou o secretário.

Na ocasião, o empreendedor Edson de Lara também destacou a importância da difusão do conhecimento sobre patentes para garantir o desenvolvimento das pesquisas e crescimento da economia local. Também participou da reunião o superintendente da Secti, Geraldo Oliveira.

Metrologia

A Rede Metrológica de Alagoas, instalada no prédio-sede da Federação das Indústrias de Alagoas, é uma associação que tem a finalidade de estimular e promover a criação de um sistema de laboratórios de calibração e ensaios, composta por laboratórios independentes e autônomos, vinculados entre si por meio de uma coordenação, prestando serviços especializados em calibração e ensaios em Alagoas.

Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *