02 / 02 / 12

CARNAVAL NA ROTA DA AMIZADE

CARNAVAL NA ROTA DA AMIZADE

 

Sobrevivente da bomba atômica e um dos maiores difusores da mensagem da paz, campeões sul-americanos de Kendô e grupo de Taikô confirmam presença no carnaval de Joaçaba, em nossa Rota da amizade. A escola de samba Unidos do Herval, definiu quem serão as estrelas do desfile 2012 da agremiação. Eles não vem das telas da televisão ou dos cinemas, mas em suas áreas de atuação possuem significativa importância. Kazumi Ogawa, por exemplo, é o personagem principal do premiado documentário “Memorial a Paz” de autoria de Alex Morais, Rodrigo Gomes e Enio Brambatti. Na sua propriedade construiu um espaço de meditação – onde um museu relembra o triste episódio das bombas atômicas nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, uma construção imponente no alto de um morro em forma de um pássaro Tsuru foi uma forma encontrada para homenagear os mortos no ataque e o som de um sino acalenta em meditação os imigrantes japoneses que ali residem.
 Ogawa é um dos sobreviventes da bomba atômica. Era criança quando perdeu a balsa que o levaria até a escola. Um descuido que lhe garantiu a vida. O sobrevivente realiza palestras pelo mundo disseminando a cultura da paz. No Japão, é reconhecido pelos seus esforços e representantes japoneses já estiveram em solo catarinense conhecendo o lugar e auxiliando na construção do parque. 

 

 

 A escola também contará com a presença Hirotaka Onaka, professor e fundador do Kendo na colônia japonesa. Com ele estarão os discípulos Elzami Miwa Onaka, Ernesto Eisaku Onaka e Izumi Honda. Conhecida como a arte marcial dos samurais, o kendô foi mais difundido a partir do século 16. Ao contrário de outras práticas esportivas, o kendô, o judô e o aikidô, não têm como princípio a conquista da vitória.

 

 

 Não bastasse tudo isso a Unidos ainda conta com a presença do Monge Missionário do Templo Budista “JODOSHU NIPPAKUJI” da cidade de Curitiba Akiyoshi Oeda. Os japoneses da colônia tem o budismo como uma filosofia de vida baseada integralmente nos profundos ensinamentos do Buda para todos os seres, que revela a verdadeira face da vida e do universo. Quando pregava, o Buda não pretendia converter as pessoas, mas iluminá-las.  Além disso, destaque para Takashi Chonan, primeiro prefeito e o criador da espécie de alho roxo – denominada com o seu sobrenome e conhecida na década de 80 como “o ouro branco”; Masanori Ito trouxe a qualidade de alho que leva seu sobrenome para Santa Catarina; Kiyoshi Eguchi, membro de uma das oito famílias japonesas que chegaram a Santa Catarina em 1964; Tomio Okuyama, campeão catarinense de Karaokê e representante do estado no Campeonato Brasileiro; Francisca Ugaji – mestre da arte do arranjo de flores no Japão – IKEBANA entre outros membros da Associação Cultural Brasil-Japão. Destaque também para o Grupo de Dança Ramos e Grupo de Taikô Sakura Daiko.

 

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *