22 / 02 / 12

FESTA DA COLÔNIA

FESTA DA COLÔNIA
Gramado apresenta mais uma espetacular Festa da Colônia. Nunca vi uma tão bonita. Os vestidos das soberanas da 22ª Festa da Colônia de Gramado, que ocorre de 23 de fevereiro a 11 de março de 2012, no ExpoGramado, resgatam a história das primeiras imigrantes e prestam uma homenagem às etnias alemã, italiana e portuguesa. O traje da rainha, Vanessa Grings Faiz, utiliza as cores da bandeira da Alemanha. Já os vestidos da das princesas, Itajaiara Aline Marcon e Charline Wagner Negri, trazem as cores da Itália e de Portugal. O figurinista da Festa da Colônia, Fabrício Ghomes, destaca que foi realizado todo um levantamento histórico para conceber os trajes.

 

Clique na imagem para ampliá-la

 

“Não bastava apenas vestir a rainha e as princesas, era necessário que a indumentária trouxesse consigo toda uma carga, um resgate da identidade das primeiras imigrantes”, explica o artista plástico. Ghomes salienta que foram escolhidos os três países que colonizaram Gramado. “Além do resgate histórico, os trajes são uma homenagem aos imigrantes, que deixaram um legado cultural importante e que se manifesta através das danças, da culinária, da arquitetura, do idioma e também da indumentária”, frisa. Segundo ele, os figurinos fazem uma alusão aos trajes típicos da época. “São releituras inspiradas na indumentária dos três países. Com as primeiras imigrantes, veio a arte e a maestria dos bordados, o domínio da costura. Cultura ensinada de geração em geração”, conclui.

 

 

ESCOLA RURAL
O projeto Escola Rural terá novidades na 22ª Festa da Colônia de Gramado. Além do Abrindo o Baú e do Cozinha da Nonna, os estudantes do município irão participar do programa Escola Ativa. O objetivo é integrar alunos de escolas rurais e estudantes do centro da cidade em aulas interativas. Segundo a coordenadora do programa, Denise Foss, o Escola Rural foi implantado em 2009 como forma de oferecer opções culturais e interativas aos estudantes do município. Segundo ela, os alunos das cinco escolas rurais de Gramado participarão das atividades com os estudantes do centro. “Será um troca de experiências. Os estudantes terão aulas no ambiente da festa”, diz. Além das dinâmicas em grupo no evento, as temáticas desenvolvidas serão abordadas posteriormente em sala de aula. “Cada professor fará atividades dentro das escolas”, afirma. O Escola Rural é uma parceria entre as secretarias de Educação, Cultura e Turismo.
ESCOLA ATIVA
Já o Escola Ativa, é uma iniciativa do Governo Federal que busca qualificar o ensino nas instituições do interior. O projeto será inserido na festa através do Escola Rural. Segundo ela, o ambiente da Festa da Colônia irá contribuir para a formação cultural dos alunos do interior.
COZINHA DA NONNA

 

Clique na imagem para ampliá-la
Receitas típicas das colônias gramadenses são passadas para as crianças que literalmente colocam a mão na massa e participam da confecção das deliciosas iguarias produzidas no meio rural. As crianças recebem aventais personalizados e um livreto de receitas típicas. Quitutes como grostoli, bolinho de batata, cucas e biscoitos são ensinados às crianças pelas nonnas e nonnos gramadenses. Já o Abrindo o Baú é resgate da história de Gramado, através de depoimentos de colonos e pessoas que contribuíram para que a cidade se transformasse em um dos principais destinos turísticos do Brasil. O agricultor, personagem principal do evento, pode reviver passagens marcantes de sua vida, tendo como espectadores os alunos da rede municipal de ensino.

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *