14 / 02 / 12

Governo avalia projetos para renovação de convênio com Instituto Histórico

Fonte: Nathália Honci | Ass. Imprensa Gab. Civil do Estado de Alagoas
Foto: Internet

O Governo do Estado e o Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL) estão prestes a dar mais um passo com vistas ao resgate da memória cultural do Estado. Na última quinta-feira (9), o secretário-chefe e o secretário-adjunto do Gabinete Civil, Álvaro Antônio Machado e Franklin Adriano de Barros, estiveram reunidos com o presidente do IHGAL, Jayme de Altavilla, para conhecer novos projetos da instituição e avaliar a renovação do convênio de cooperação técnica existente entre os dois órgãos.

Esse é o quarto ano em que as duas instituições firmam tal parceria, sempre intermediada pelo Gabinete Civil. “A renovação desse convênio simboliza a preocupação e o comprometimento do Governo do Estado com o regate da história de Alagoas. Ela se mostra importante não só para o registro de fatos, muitas vezes desconhecidos, mas também para torná-los fontes de pesquisa histórica”, comenta Álvaro Machado.

Dos projetos apresentados aos secretários, ressalta-se o de continuidade da transcrição de Atos Governamentais anteriores à criação do Diário Oficial do Estado (DOE), em 1912. Esse trabalho irá para o seu segundo volume, tendo sido o primeiro também viabilizado pelo Gabinete Civil, o qual será lançado em cerimônia formal em março deste ano.

Altavilla comenta a importância dessa publicação. “Com a pesquisa e publicação dos Atos Governamentais anteriores a 1912, iremos trazer à tona documentos oficiais completamente desconhecidos da maioria da população, já que esses eram apenas publicados em jornais particulares”, enfatiza.

Frutos da parceria

As edições anteriores do convênio propiciaram diversas publicações. Uma delas é o Catálogo de Documentos do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, da Memória das Alagoas e da Revista IHGAL de nº 47, no ano de 2009. Outra é o livro Viagens, de José Bento da Cunha Figueiredo Junior à Província das Alagoas, e a Revista IHGAL de nº 48, de 2010. Em 2011, apoiou-se a finalização do primeiro volume do projeto de transcrição dos Atos Governamentais anteriores ao Diário Oficial do Estado.

Todos os títulos publicados estão à disposição da população para pesquisa na sede do Instituto, que fica na Rua João Pessoa, no Centro de Maceió.

Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *