29 / 02 / 12

Instituições de pesquisa e ensino superior terão rede de fibra ótica em Maceió

Construção da rede será iniciada em maio e representa avanço para as pesquisas científicas e tecnológicas a serem realizadas no estado

Fonte: Débora de Brito
Foto: divulgação

No segundo semestre de 2012, a cidade de Maceió terá rede de alta velocidade, com a implantação de 25 km de fibra ótica que irá atender as necessidades das instituições de pesquisa e ensino superior. A iniciativa ocorre em todas as capitais brasileiras, e em Maceió entrará no processo de interligação das instituições públicas, como a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal). A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), instituição que implanta e gere essa rede no País, é um Programa Prioritário de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Essa rede garante alta velocidade, ampliando o link de Alagoas de 32Mb para 10Gb, numa ação do Governo Federal, por meio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação e Educação e Cultura; Governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), além das instituições de pesquisa e ensino alagoanas.

A fase de construção da rede, que será iniciada no mês de maio, foi tema de reunião nesta terça-feira (28), na Ufal, que contou com a presença do presidente do Comitê Gestor, João Carlos Cordeiro Barbirato, do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Eduardo Setton, do gerente de Projetos do RNP, Ney Fernandes de Castro, além de outros membros do Comitê.

Durante o encontro, o secretário Eduardo Setton destacou o avanço que a rede de alta velocidade trará para as pesquisas científicas e tecnológicas realizadas nas instituições alagoanas. Segundo ele, o sistema de videomonitoramento que será implantado na capital também contará com a implantação de fibra ótica.

“Temos que estudar uma forma de implantar a rede da RNP de forma integrada”, explicou o secretário, que estudará o caso do estado do Ceará, por ser semelhante ao de Alagoas.

A implantação da Rede faz parte do projeto Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), que cumpre a missão de promover a implantação de redes metropolitanas comunitárias nas 26 capitais e no Distrito Federal, que abrigam pontos de presença (PoPs) do backbone da RNP, interligando aproximadamente 300 instituições em todo o país, com o investimento, até o momento, de R$ 7 milhões em fibra ótica e R$ 5 milhões em equipamentos.

O que é RNP
Primeira rede de acesso à Internet no Brasil, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) integra cerca de 600 instituições de ensino e pesquisa no país, beneficiando mais de um milhão de usuários. Em 2005, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) lançou a Nova RNP. O objetivo é melhorar a infraestrutura de redes em níveis nacional, metropolitano e local (redes de campus); atender, com aplicações e serviços inovadores, as demandas de comunidades específicas (telemedicina, biodiversidade, astronomia etc.); e promover a capacitação de recursos humanos em tecnologias da informação e comunicação.

Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *