23 / 02 / 12

Irene Ravache vai à Moçambique para protagonizar Yvone Kane

Atriz vai atuar ao lado da atriz portuguesa Beatriz Bartada

Fonte: Editor Web
Foto: divulgação

Nos próximos dois meses, a atriz Irene Ravache dividirá seu tempo entre as cidades de Maputo e Namaacha, em Moçambique, dedicando-se à gravação de “Yvone Kane”, filme da cineasta portuguesa Margarida Cardoso (“A Costa dos Murmúrios”).

À convite da diretora, Irene viverá Sara, médica e antiga revolucionária que vive agora marginalizada e ultrapassada pelo rumo que tomou o país. Anos de guerra civil, corrupção e violência apagaram de vez os seus sonhos de um país livre e igualitário.

É neste cenário que Sara e sua filha, Rita, interpretada pela atriz portuguesa Beatriz Batarda (“A Costa dos Murmúrios”, “Cisne”), reencontram-se. Rita volta com o objetivo de desvendar um mistério: a verdade sobre Yvone Kane, uma heroína nacional, guerrilheira muito popular no país, cuja morte ganhou do governo uma história oficial, mas pouco convincente.

Irene comenta suas expectativas em relação ao projeto. “Margarida Cardoso é uma diretora que me interessa desde o filme ‘Costa dos Murmúrios’, que é denso, belo, comovente. Beatriz Bartada atuou nele e ganhou o Globo de Ouro português, na época. Além disso, a oportunidade de trabalhar numa produção que reúne artistas e técnicos de Portugal, Moçambique e Brasil também me atrai”, afirma a atriz.

No fim de 2011, Irene esteve em Lisboa, onde fez a leitura do texto com Beatriz, prova de figurino, teste de luz e maquiagem. Agora, está na fase final de preparação, e durante as filmagens terá um profissional para ajudá-la com as com expressões locais.

“Estou curiosa, mas na minha profissão, a matéria-prima é o ser o ser humano, e isto certamente ajudará a superar as diferenças culturais que encontrarei. Sei que vou aprender muito. E é isto o que me interessa, adquirir conhecimento” comenta.

Após “Yvone Kane”, a atriz retornará à TV. Vai protagonizar a regravação da novela “Guerra dos Sexos”, de Silvio de Abreu, com direção de Jorge Fernando, que deve ir ao ar no segundo semestre de 2012. Irene e Tony Ramos viverão, respectivamente, Charlô e Otávio, papéis que foram de Fernanda Montenegro e Paulo Autran na versão original, de 1983. Já em 2013, pretende voltar a trabalhar com a dramaturga Maria Adelaide Amaral, em um novo projeto.

Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *