13 / 02 / 12

Ministério do Esporte avalia positivamente a candidatura de Alagoas a CT da Copa

“Mais de 90% das exigências foram cumpridas”, afirma assessor especial do Ministério

Fonte: Nathália Honci | Ass. Imprensa Gab. Civil do Estado de Alagoas
Foto: Internet

“Tecnicamente, não há como Maceió não ser contemplada”, foi o que afirmou Ricardo Gomyde, diretor de futebol profissional do Ministério do Esporte, ao Comitê Gestor do Projeto Alagoas Centro de Treinamento de Seleções da Copa do Mundo de 2014 (Comcopa Alagoas). O Comitê, presidido pelo secretário-chefe do Gabinete Civil do Estado, Álvaro Antônio Machado, apresentou a alguns técnicos do Ministério diversos pontos positivos da cidade de Maceió para a recepção das seleções. A reunião aconteceu no Estádio Rei Pelé, na manhã da sexta-feira passada (10).

A avaliação geral foi positiva, tanto pelas observações pontuadas pelos técnicos quanto pela expectativa do Comitê de que Alagoas realmente será um dos centros de treinamento (CTs) desse evento mundial. “Do ponto de vista do Governo Federal, Alagoas será muito bem recomendada, pois se tem certeza que as seleções serão muito bem instaladas na cidade de Maceió”, reafirmou Gomyde.

“Mais de 90% das exigências feitas pela FIFA foram cumpridas pelo Estado. Viemos aqui como um apoio do Governo Federal às reivindicações de Alagoas”, externou Vitor Palmeira, assessor especial do ministro do esporte, pontuando que o poder de decisão é das seleções.

“Já cumprimos todas as exigências obrigatórias, mas estamos nos esforçando para cumprir as opcionais, pois tudo isso conta ponto na avaliação. Estamos pré-aprovados e a expectativa é muito positiva”, considerou Álvaro Machado.

O secretário-chefe do Gabinete Civil ainda pontuou as condições que fizeram gerar essa expectativa positiva, enfatizando que, atualmente, as condições da rede hoteleira alagoana são muito boas, o saneamento básico da baixa Maceió está quase concluído e o mesmo pode-se dizer com relação à reforma do Hospital Geral do Estado (HGE). Além disso, segundo Machado, tem-se os investimentos feitos junto à Polícia Militar, como a entrega de novas viaturas, e a grande reforma feita no estádio Rei Pélé – a maior desde sua inauguração -, sem esquecer da proximidade desse com o HGE. “O posicionamento e ações do Governo nos últimos anos são um ponto favorável para que conquistemos essa aprovação”, concluiu.

Segundo Jorge VI, secretário-adjunto do Esporte e integrante do Comcopa, das 500 perguntas presentes no questionário da Fédération Internacionale de Football Association (FIFA), Alagoas foi aprovada em mais de 490. Jorge afirmou que o acesso à cidade, a infraestrutura em volta do estádio e até mesmo o clima regional, pela “aclimatização dos jogadores que vão disputar a Copa na região”, contaram ponto para isso. Além disso, mencionou grandes torcedores pela vitória da capital alagoana. “Temos nos apoiando a rainha Marta, o rei Pelé e nosso ministro do esporte Aldo Rebelo”.

Caminhos do Comcopa
Na reunião, Álvaro Machado apresentou algumas reivindicações do Estado com base nos itens que ainda faltam ser cumpridos. O secretário-chefe solicitou apoio aos técnicos do Governo Federal, pois “apesar de termos um estádio com condições muito boas, não temos um segundo campo nem uma piscina de recuperação”, comentou.

Para tanto, explanou aos técnicos, juntamente a Manoel Messias, secretário adjunto de Obras, Transportes e Logística da Seinfra e integrante do Comcopa, um projeto de desapropriação do terreno a frente do estádio de Rei Pelé, de posse da empresa Veleiro. O projeto já foi finalizado pelo Serviço de Engenharia do Estado de Alagoas (Serveal) e encaminhado ao Gabinete Civil para avaliação dos orçamentos.

Além disso, o integrante do Comitê, Marcos Pradines, Superintendente de Investimentos da Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas, também comentou as ações que estão sendo feitas nesta área. “Lançamos o projeto ‘As Praias da Copa’, que tem o intuito de tornar o nosso Estado atrativo às pessoas que vêm para o evento”, pontuou.

Pradines também afirmou que está se trabalhando na área de governança na gestão do estádio para que ele se torne auto-sustentável, e que já existe um plano que torna os navios atracados no porto leitos à época do evento.

Histórico do Comitê
Através do Decreto nº 14.090, do dia 10 de junho de 2011, o governador do Estado, Teotonio Vilela Filho, instituiu e regulamentou a criação do Comitê. “O governador pediu que construíssemos uma força-tarefa para nos candidatarmos como CT, foi quando começamos nossos trabalhos”, comentou Álvaro Machado.

Após isso, o Estado recebeu a visita de um técnico da empresa Arena, contratada pela FIFA, que prestou “uma minuciosa avaliação de todos os aspectos locais, inclusive um pedaço do gramado foi retirado para isso”, lembrou Machado, comentando que, em relação a essa primeira abordagem, já se tem todos os itens obrigatórios concluídos.

Machado finalizou comentando que, posteriormente, recebeu um e-mail de Marcelo Cordeiro, técnico da FIFA, através do qual a capital alagoana fora pré-selecionada como CT.

O Comitê ainda se fez presente em Brasília quando, em 25 passado, Jorge VI e o governador Teotônio Vilela estiveram com Aldo Rebelo e ratificaram o apoio do ministro à escolha de Alagoas como Centro de Treinamento.

O Comcopa é composto pelo Gabinete Civil, Prefeitura Municipal de Maceió, Federação Alagoana de Futebol (FAF), e pelos secretários de Estado da Educação e do Esporte, do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, do Turismo, da Infraestrutura, da Defesa Social, da Saúde e da Comunicação, além do secretário de Estado Adjunto de Esportes.

Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *