01 / 02 / 12

Proteínas

Foto: Internet

As proteínas são ótimas fontes de aminoácidos que ajudam ao organismo em várias ações, entre elas: formação de células, músculos, cabelos, crescimento e desenvolvimento, sangue etc.

Há proteínas de origem animal e vegetal. As de origem animal são as mais ricas em aminoácidos essenciais para a saúde. Ex.: carne vermelha, frango, ovos, leite, iogurte, queijos e peixe.

Já as de origem vegetal também são ricas, porém não possuem vitamina B12, importante para o nosso corpo. A grande vantagem das de origem vegetal é que elas também possuem gorduras vegetais de ótima qualidade. Ex: soja, nozes, castanhas, feijão, lentilha, grão-de-bico.

Mais atenção à forma de preparo das carnes, principalmente, pois o acréscimo de molhos e a fritura tornam o alimento mais gorduroso e, assim, calórico.

Saudações nutritivas!

Joelma Marinho - Maceió/AL

CRN - 6 3044. Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Especialista em Obesidade e emagrecimento pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), no Rio de Janeiro. Especialista em Controle e qualidade de alimentos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualização em Nutrição Aplicada à Atividade Física. Nutricionista da Estação Vida e Saúde. Nutricionista da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *