22 / 02 / 12

TURISMO EM SC

TURISMO EM SC
 
Clique na imagem para ampliá-la

 

Fantástico o turismo em Santa Catarina. Todos os lugares lotados, pelo menos na Região Serrana e na Rota da Amizade, abastecidos por aqueles que gostam de tranquilidade, paisagens fantásticas e alta gastronomia. Em Urubici congestionamento até no Morro de Igreja para chegar à Pedra Furada. A cidade cresce a olhos vistos, cortada pela SC 430 e pelo novíssimo asfalto da SC 439, um tapete que leva você até quase a Serra do Corvo Branco. A cidade vem crescendo mesmo, novos bistrôs, restaurantes, pousadas, cafeterias, gente hospitaleira e cheia de pontos turísticos, além de muita tranquilidade e baixas temperaturas a noite. O povo cresceu. Outra mentalidade, bem diferente de São Joaquim, infelizmente. Urubici está toda florida de Hortênsias a exemplo de Gramado. Às fazendas de maçãs estão abertas e com plaquinhas “colha e pague”. Pra quem nunca viu um pé de maçã e ainda ter a oportunidade de colher a fruta, é um atrativo parte. É assim que se faz turismo. O mais puro empreendedorismo. Teve fila até em churrascarias. Parabéns a todo esse empreendedorismo. Urubici, quem te viu e quem te vê !

 

Já na Rota da Amizade, capitaneada neste feriadão pelo fenomenal Carnaval de Joaçaba, que também cresce para felicidade de todos os catarinenses, tanto que a alegria contagiante dos foliões, a beleza, o luxo das fantasias e alegorias do carnaval de cidade foram prestigiadas pelo governador Raimundo Colombo, neste último sábado, que salientou a importância do Carnaval como manifestação cultural e para o incremento do turismo, ajudando a gerar empregos e movimentando a Economia. “O carnaval é uma das manifestações culturais de maior magnitude no nosso país. Santa Catarina já pode ser considerado um pólo irradiador dessa tradição cultural para todos os lugares, que se encantam e admiram com a criatividade, a alegria e a qualidade dos espetáculos”, destacou.

 

Clique na imagem para ampliá-la 
O primeiro compromisso do governador Raimundo Colombo, acompanhado do secretario de Turismo, Cultura e Esporte, Cesar Souza Junior, e do presidente da Assembléia Legislativa, Gelson Merisio, foi na abertura do carnaval de Joaçaba. De acordo com o presidente da Liga das Escolas de Samba de Joaçaba e Herval d’Oeste (Liesjho), Gilmar Bonamigo, o apoio do Governo do Estado é importante para manter a qualidade do evento, que reflete em benefícios para Joaçaba e toda a região Meio-Oeste catarinense.

 

Clique na imagem para ampliá-la

 

Vale informar que a comunidade Azul e Branco de Joaçaba, na Rota da Amizade, está ainda mais feliz. O motivo foi o resultado oficial do Desfile das Escolas de Samba de Joaçaba, onde a Vale Samba, com o enredo, “Evolução, Revolução… O Fantástico Mundo da Comunicação” obteve a nota final de 199,8, contra 199,6 da Aliança e 198,9 da Unidos do Herval. A apuração das notas foi acompanhada por milhares de pessoas, que defendendo as suas cores, vibravam a cada resultado positivo. A bicampeã entrou na Avenida em 2012, com um enredo que destacou a comunicação como principal responsável pelo progresso humano. Na avenida, a Escola mostrou, como desde os homens das cavernas até a geração virtual, ela refletiu em grandes mudanças e conquistas, além de como a mega revolução em seus meios nos permitiu estar em sintonia com o mundo.

 

ESCULTURA EM MADEIRA

 

Clique na imagem para ampliá-la

 

De carona em com casa cheia, Treze Tílias em nossa Rota da Amizade, também transpira turismo, por conta da abertura da 7ª Semana da Escultura em Madeira de Treze Tílias, que aconteceu nesta última sexta-feira 17. Vale lembrar que a rede hoteleira em toda Rotada Amizade está trabalhando com 100 % de ocupação. Durante a abertura estiveram presentes representantes do Governo do Estado, através da SRD de Joaçaba, a Rota da Amizade, ASTURTILIAS, ASSET (Associação Empresarial de Treze Tílias), Câmera de Vereadores e Prefeitura Municipal, escultores, turistas e população local. A semana segue até o dia 20, período de carnaval.

 

 

RÉPLICAS
Já em Piratuba, neste fantástico roteiro, exposição que permite-se viajar na história do município. Réplicas como a do Clube União, construído em 1926, o primeiro hotel de Piratuba, a Cia Hidromineral, com direito a jato d água, a primeira escola e demais empreendimentos que marcaram época estão expostas. Também faz parte do acervo uma réplica do trem de ferro, “Maria Fumaça”, de 1910. Ao todo são réplicas, cada uma representando uma década. Ambas foram construídas para um desfile que foi realizado em fevereiro do ano passado, na comemoração do centenário da “Vila do Rio do Peixe”, nome dado a Piratuba antes da emancipação, que ocorreu mais tarde em 1949.

 

Clique na imagem para ampliá-la
Quem visita se admira com a riqueza de detalhes, seja nas estruturas, medidas, cores e demais características de cada época. Além das antigas, também foram construídas réplicas do Centro de Eventos e Usina Hidrelétrica Machadinho. As obras construídas, na maioria em madeira, estão no Centro de Eventos e podem ser visitadas até o dia 24 deste mês, durante o dia todo e sem custos. A exposição das réplicas também faz parte da programação de aniversário de Piratuba.

 

 

TRILHEIROS
Piratuba também teve lotação esgotada na rede hoteleira. Uns em busca de muita tranquilidade nas águas termais, outros por conta do tradicional Encontro de Trilheiros, realizado anualmente no mês de aniversário do município, reunindo motociclistas dos Estados de SC, RS, PR e de SP . O evento iniciou no sábado, (18) com a recepção dos participantes e no domingo é que eles partiram para as trilhas. Cerca de 400 motos participaram cujo principal objetivo é a confraternização. “Não é uma competição, apenas um passeio pelas trilhas aqui interior de Piratuba. O encontro é realizado com o apoio da prefeitura e dos agricultores, que permitem a passagem das motos em suas propriedades.
Clique na imagem para ampliá-la
Outros finalmente em busca da tradicional comida típica, música e confraternização, atrações que deram o tom na 11ª edição da Festa Cabocla de Piratuba, festa que mantém viva as tradições dos antigos caboclos do município. Pela manhã, as “modas antigas”, os violeiros e gaiteiros animaram a festa e relembraram histórias. Apresentações de Toada de Roça, Terno de Reis, Trova e demais apresentações culturais foram as atrações. De acordo com Vargas, a festa, que tem o apoio da Prefeitura, cresce a cada ano. “Com o apoio que temos estamos mantendo viva a cultura cabocla. Assim como a cultura alemã tem o Kerb, a italiana tem seus eventos, nós também resgatamos e cultivamos a nossa cultura através desta festa aqui em Zonalta. Mesmo com as festas de carnaval na região, recebemos um bom público novamente”, destaca o presidente. 

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *