13 / 03 / 12

Doença celíaca, ou intolerância ao Glúten

Imagem: Internet

A Doença Celíaca (DC) é uma enfermidade do intestino delgado, hoje considerada comum. É disparada e mantida pelo Glúten, uma proteína presente no trigo, centeio e cevada, e ocorre em indivíduos geneticamente predispostos.

No intestino existem as vilosidades, que são dobras microscópicas da mucosa e que servem para promover uma maior superfície de absorção dos alimentos. São também a sede de células com funções especializadas na digestão.

O contato do Glúten com a mucosa determina inflamação e um encurtamento/achatamento das dobras intestinais, com consequente diminuição da digestão e da absorção, podendo produzir sintomas e resultando no quadro clínico. Os pacientes apresentam vários graus de inflamação intestinal e atrofia das vilosidades.

Alimentos proibidos: trigo, aveia, cevada, centeio e todas as preparações que levem estes itens.

Alimentos que são permitidos para pessoas com doença celíaca: leite e derivados, carnes em geral, ovos, manteiga, margarina e óleos, leguminosas, frutas, farinhas de arroz, milho, soja, povilho doce, mandioca, povilho azedo, fécula de batata, fubá, maisena, e bolos e biscoitos feitos com essas farinhas.

Saudações nutritivas,
Joelma Marinho

Joelma Marinho - Maceió/AL

CRN - 6 3044. Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Especialista em Obesidade e emagrecimento pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), no Rio de Janeiro. Especialista em Controle e qualidade de alimentos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualização em Nutrição Aplicada à Atividade Física. Nutricionista da Estação Vida e Saúde. Nutricionista da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *