07 / 03 / 12

Entrevista com Douglas de Matteu, da ABPMarketing

Foto: divulgação

O colunista social Gil Fuentes está organizando uma feijoada no Recanto Catavento, em Suzano (SP), no dia 5 de maio, para apresentar a Associação Brasileira de Profissionais de Marketing (ABPMarketing).

Confira uma entrevista feita pelo colunista com o presidente da ABPMarketing, Douglas de Matteu:

O que é coaching?
Douglas de Matteu – Definir o que é coaching é como definir o que é o amor, sua essência, complexidade, intensidade são difíceis de serem descritas somente com palavras. Recomendo nesse caso ouvir, ver e sentir o processo para melhor compreensão. Coaching é um processo focado no presente e com olho no futuro, que permite alcançar os objetivos específicos por meio de uma abordagem prática, ou ainda, um processo de desenvolvimento humano no qual convergem conhecimentos de diversas ciências, com o objetivo de levar o indivíduo a alcançar resultados extraordinários.

Em que pode ajudar uma pessoa?
Douglas – O processo de coaching pode ajudar a pessoa em diversas perspectivas, pois é basicamente uma metodologia para alcançar resultados. Logo pode contribuir no alcance de metas/objetivos, profissionais, pessoais em diversos níveis que perpassa comportamento, capacidades e habilidades, crenças, valores, identidade, filiação até ao nível de espiritualidade na perspectiva do coaching evolutivo.

As pessoas podem melhorar depois do curso?
Douglas – Certamente, já vi, ouvi e senti os resultados do processo. É um processo de dentro para fora que permite “empoderamento” do seu próprio eu (self), ao reconhecer os seus recursos e encontrar a energia para alcançar a situação desejada. Nos cursos básicos que ministrei tive vários depoimentos sobre melhoria na vida como um todo.

Não se trata de curso de autoajuda?
Douglas – Não. O termo autoajuda virou um “modismo” e vem sendo usado de modo massificado e talvez sem a devida reflexão. No processo de coaching acontece uma parceria entre o coach e coachee (cliente) para alcançar um determinado resultado. Em uma formação em coaching, o treinando pode vivenciar efeitos transformadores, pois o curso é vivencial e converge os mais avançados e relevantes conhecimentos científicos focados no despertar do potencial humano, atuando de maneira consciente e inconsciente para alcance de resultados.

Quem pode fazer o curso?
Douglas – Todas as pessoas que buscam desenvolvimento pessoal e profissional.  Recordo-me que Eric Schimdt – CEO, Google, citou em uma entrevista “Everbody needs a coach” (Todo mundo precisa de um Coach).

Escrever livros era um sonho?
Douglas – Sempre adorei ler e tinha como sonho escrever um livro provavelmente na aposentadoria. Quando fiz minha primeira formação em coaching em janeiro de 2011, transformei os sonhos em objetivos. E por meio do processo de auto coaching participei de cinco livros no mesmo ano. Isso é coaching, isso é aceleração de resultados.

De quais livros participou?
Douglas – Participei como coautor dos livros: Ser+ em Criatividade e Inovação, Ser+ em vendas, volume II, Ser+ em Gestão de Pessoas, Ser + Com Qualidade Total e do Manual Completo de Coaching pela Editora Ser Mais. Este ano estou na Coordenação de Livro Master Coaches, juntamente André Percia e José Roberto Marques que referências nacionais. O livro conseguiu aglutinar os maiores Master Coaches do Brasil e que será lançado nos próximos meses. Além disso, já estou envolvido mais seis projetos de livros para esse ano.

Você é o presidente da Associação Brasileira dos Profissionais de Marketing, que está radicada em Suzano. Como surgiu esta associação?
Douglas – ABPMarketing – Associação Brasileira dos Profissionais de Marketing – está instalada no Edifício Columbia, em Suzano. A ideia surgiu durante uma aula de marketing na Faculdade Unisuz. Virou realidade e a associação tem como missão, enaltecer e propagar o papel desempenhado pelo profissional de marketing ao desenvolver, valorizar e potencializar os seus resultados, bem como estimular o espírito de colaboração entre profissionais, orientando para uma atuação eficiente e ética.

Quem pode se associar?
Douglas – A ABPMarketing  regida por seu estatuto  possui diversas categorias de associados dentre elas destaca-se: Associado Profissional,  compreende a profissionais que atuem a mais de um ano na área de marketing e Associado Estudante, refere-se a estudantes dos cursos superior em nível de graduação, graduação tecnológica ou pós graduação em Marketing, Administração, propaganda, publicidade e outros cursos na área de negócios. Institucional destinado a pessoa jurídica, empresas ligadas diretamente ao marketing ou indiretamente. – Instituições de Ensino Superior pelas leis vigentes no país que ministrem cursos congruentes das atividades de marketing e professor destinado a professores universitários.

Quais são os projetos da associação?
Douglas – Realizar o evento Feijoada ABPMarketing e Gil Fuentes no dia 5 de maio deste ano, no Recanto Catavento, em Suzano. O lançamento oficial da associação, provavelmente dia 7 ou 8 de maio, em São Paulo.  Estamos trabalhando para lançar cursos e palestras sobre marketing nos próximos meses. Além de ampliar a gama de parceiros que possa ofertar benefícios aos nossos associados.

O que move você?
Douglas – Minha missão de vida, meu propósito de existir, minha visão, onde quero chegar e os meus valores, que são: Missão: Evoluir constantemente como ser humano. Contribuir para transformação e desenvolvimento da vida das pessoas, organizações, por meio do conhecimento e do amor. Visão: Ser reconhecido como professor, Master coach, escritor e empresário de sucesso, que contribui de modo singular com vida das pessoas e com o bem estar planetário. Valores: Amor, Humanidade, Calma, Criatividade e inovação, Inteligência, Aprendizagem contínua, Otimismo, Flexibilidade, Gentileza, Ética e Família.

Qual mensagem você deixa para os leitores de DS.
Douglas – Como presidente da ABPMarketing convido os profissionais e estudantes para unirmos frente ao marketing, desmitificando os conceitos e pré conceitos no que tange ao Marketing. Venham fazer parte desse time (www.abpmarketing.com.br). Como Master  Coach ofereço algumas poderosas perguntas: Pense, leia, visualize, ouça e sinta no seu tempo cada uma destas perguntas. Qual foi o momento mais feliz da sua vida? Qual o seu maior sonho? O que você vai ouvir, visualizar e sentir quanto ele estiver realizado? Porque ele ainda não foi realizado?  O que tem feito para realizá-lo?  Qual é o propósito da sua vida?  Qual será o legado que você vai deixar? Onde você quer chegar? Quando vai chegar lá? Quais são os princípios que norteiam sua vida?

Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *