03 / 03 / 12

FESTIVAL INTERNACIONAL

 FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA CLÁSSICA
Entre os dias 31 de março à 14 de abril acontece em Ushuaia, “Tierra del Fuego” o festival mais austral do mundo e um dos mais espetaculares que já vi. Trata-se da 8ª Edição do Festival Internacional de Ushuaia, criado e organizado pela produtora Festspiele SRL. Como de costume, e não poderia ser diferente pela grandeza do evento, a sede oficial será o Las Hajas Resort e esta edição será em homenagem às Ilhas Malvinas. A abertura estará a cargo da Orquestra Festival de Ushuaia, integrada por Maestros do Teatro Colón, sob a direção do Maestro Jorge Uliarte, Diretor Artístico do Festival e com a participação do pianista/solista russo Vitaly Pisarenko; e no domingo, 1º de abril será a vez do notável bandeonista Rodolfo Mederosm que brindará a todos com um concerto de Tango Sinfônico junto com a Orquestra Festival de Ushuaia.
Clique na imagem para ampliá-la
Esta nova edição renova sua programação com a participação de prestigiosos solistas internacionais a exemplo do violoncelista francês Axel Bosquillon de Jenl, que apresentará um concerto especial no Hotel Los Cauquenes de Ushuaia. O pianista russo Vitaly Pisarenko, o pianista argentino Hernán Ayuv Schmidl, o violinista italiano Doménico Nórdico, o pianista irlandês Michael Mc. Hale e o pianista Tomas Ballicora, entre outros, irão alternar concertos durante os 15 dias ininterruptamente. Completam a programação os notáveis grupos de câmara, El Coro Polifônico del Fin del Mundo dirigido pelo maestro argentino Pablo Dzodan, o Quarteto de cordas e piano Contrastes; a Orquestra de Câmara Municipal de Rosário dirigida por Fernando Ciraolo e a Camerata do Teatro Colón com a direção do italiano Luca Garbini.
Clique na imagem para ampliá-la
GOOGLE
Como novidade, esta oitava edição da produtora Festspiele SRL, firmou um acordo com o Google que permitira transmitir ao vivo os concertos do Festival Internacional, bem como no You Tube, possibilitando aos navegadores de plantão a aficionados da música clássica, a não perderem os espetáculos. Foi firmado acordo também com à Radio Nacional Clássica (96,7), que também transmitirão ao vivo.
REFERENCIAL
Fica claríssimo que o Festival Internacional de Ushuaia continua posicionando a Tierra del Fuego em um referencial do outono musical sulamericano, contribuindo enormemente com a promoção da Argentina como destino mais do que cultural. É por essas e outras que o Festival foi declarado de Interesse Público pela Presidencia de la Nación, pelo Senado argentino, pela Secretaria de Cultura de la Nación, pela Legislatura da Tierra del Fuego, e pelo Governo Municipal de Ushuaia, sendo auspiciado pela Dirección General del Antártico.

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *