22 / 03 / 12

Ossos saudáveis

Imagem: Internet

Para manter os ossos saudáveis, é preciso uma alimentação rica em cálcio!

Segue abaixo algumas dicas e alimentos ricos em cálcio:

– Queijos;
– Leites;
– Iogurtes;
– Peixes;
– Espinafre;
– Amêndoa;
– Gergelim;
– Sardinha;
– Flor crua de brócolis;
– Aveia;
– Couve-manteiga;
– Avelã;
– Castanha-do-pará;
– Agrião.

Dose: A recomendação diária para adultos homens e mulheres é de 1.000 mg, ou seja: o ideal é consumir 3 copos de leite e/ou leite e iogurte. Se tiver problemas com o peso corporal e colesterol, substituir por leite desnatado e iogurte light.

Obs.: A absorção de cálcio pode ser prejudicada por alguns fatores, como a presença de ferro, um mineral presente em carnes e ovos, principalmente. Por isso, procure não consumir alimentos ricos em ferro junto a alimentos ricos em cálcio, como, por exemplo, carne bovina e leite, principalmente se estiver na infância e na menopausa.

Joelma Marinho - Maceió/AL

CRN - 6 3044. Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Especialista em Obesidade e emagrecimento pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), no Rio de Janeiro. Especialista em Controle e qualidade de alimentos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualização em Nutrição Aplicada à Atividade Física. Nutricionista da Estação Vida e Saúde. Nutricionista da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *