21 / 03 / 12

PAIXÃO DE CRISTO

PAIXÃO DE CRISTO
A convite do Governo de Pernambuco e ABRAJET-PE, estou indo participar e conhecer este grandioso evento onde Nova Jerusalém se torna extremamente romana. Vale informar que o governo daquele Estado, por meio da Empetur, manterá um posto temático de informações turísticas durante os nove dias em que será encenada a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém. O posto terá ambientação parecida com os cenários do maior espetáculo teatral ao ar livre do mundo e conta, ainda, com sala de reuniões climatizada e equipada para dar suporte a pequenos grupos.
RECEPCIONISTAS
Dois recepcionistas bilíngues trajando vestes ao estilo romano distribuirão material informativo sobre o evento e mapas dos atrativos turísticos da região. Esses atendentes também estão capacitados a montar roteiros personalizados para os interessados em conhecer melhor Brejo da Madre de Deus e o distrito de Fazenda Nova, onde fica o teatro, e os municípios circunvizinhos. Os espetáculos acontecerão entre os dias 30 de março a 07 de abril e, em 2012, contam com outras duas novidades: haverá intérpretes de Libras traduzindo a Paixão para os surdos e audiodescrição para os cegos. Mais um passo rumo à acessibilidade.
CASARIOS ANTIGOS
Em recife terei a oportunidade de ficar e conhecer os belíssimos apartamentos do andar em homenagem a “Civilização do Açúcar” do Cult Hotel, que mostram reproduções dos casarios antigos do Recife do artista Mano Victor. Quando se fala em Civilização do Açúcar, com frequência se pensa apenas nos séculos 17, 18 e 19, quando os engenhos estavam em plena atividade. Mas, pouca gente sabe que toda a formação de Pernambuco, inclusive da capital, Recife, está intimamente ligada ao açúcar. E aí surgem os casarios e casarões de um Recife que se espalha pelo Poço da Panela, Casa Forte e outros bairros.
 Clique na imagem para ampliá-la
 
“Pernambuco é a Civilização do Açúcar. E, quando se fala nisso, é preciso distinguir a produção econômica da cultural. O que somos hoje, culturalmente falando, vem da Civilização do Açúcar. Mesmo que as casas-grandes venham a ser demolidas, o que seria uma perda lamentável e irreparável, nós não podemos nos separar da civilização do açúcar. Nossos hábitos, costumes e até ideologia são advindos da cana”,explica a antropóloga Fátima Quintas. “Não existe local mais adequado para levar as reproduções dos casarios de Mano Victor que o andar do Cult Hotel dedicado a Civilização do Açúcar. Cada apartamento recebeu uma sequência de casarios que levam nossos hóspedes diretamente ao apogeu do açúcar em Pernambuco” diz José Otávio Meira Lins proprietário do Cult Hotel. O Cult Hotel além de hospedar é também um hotel-galeria de arte.

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *