26 / 03 / 12

Projeto Portinari promove atividades para estudantes na exposição Guerra e Paz

Fonte: Approach Assessoria de Imprensa e Comunicação
Foto: Internet

Estudantes de escolas de todo o Brasil têm a oportunidade de conhecer a exposição “Guerra e Paz, de Portinari”, sob um outro viés, além da visitação. Desde o começo do mês, o Projeto Portinari promove atividades culturais com o objetivo de expandir o conhecimento sobre a mostra, as obras e a vida de Candido Portinari (1903-1962).

O programa educativo é oferecido a crianças a partir de seis anos, que são divididas em grupos de até 40 estudantes, orientados por dois monitores. As atividades começam com um passeio guiado pelo Salão de Atos, onde estão localizados os dois painéis, “Guerra” e “Paz”, que possuem 14 metros de altura e 10 de comprimento e foram as maiores e mais importantes obras da vida de Portinari. Neste local, os grupos são estimulados a fazerem diferentes leituras das duas obras, atentando para detalhes como as figuras de feras, que representam a crueldade humana da guerra, e as figuras de crianças brincando, que ilustram a paz.

Num segundo momento, os estudantes seguem para a Galeria Marta Traba, onde estão expostos os mais de 80 estudos preliminares realizados por Portinari. As análises conduzem o visitante à compreensão do trabalho do artista que resultou nos painéis.

Já na biblioteca, o estudante confere uma projeção com mais de 5 mil obras do artista, acompanhadas de frases que enriquecem a apreciação dos quadros. Neste espaço, também é possível conhecer a trajetória do Projeto Portinari, fundado há 33 anos pelo filho do artista, o professor João Candido Portinari, e que tem como objetivo a catalogação e estudo da obra do pai.

Após visitarem os três espaços, os estudantes são conduzidos ao Ateliê, sala projetada para desenvolver atividades artísticas. Neste espaço, diversas atividades são oferecidas, tais como desenho, recorte e colagem, expressão corporal, de acordo com a faixa etária dos participantes.

“As visitas orientadas, seguidas de atividades de arte, a cada dia são mais praticadas nas exposições aqui no Brasil. Estamos, desta maneira, formando novas gerações de apreciadores de arte, e através dela, desenvolvendo um olhar crítico das leituras do mundo. Serão, com certeza, adultos mais sensíveis e prontos a pensar e a criar soluções para os problemas da humanidade“, explicou a professora Suely Avellar, coordenadora do Núcleo de Arte-Educação e Inclusão Social do Projeto Portinari.

Todos os monitores passaram por um curso de formação de cerca de 20 horas, oferecido pela empresa Verde Oliva Projetos Culturais e pelo Núcleo de Arte-Educação e Inclusão Social do Projeto Portinari. O curso abrangeu conteúdos biográficos, estéticos, históricos, conceituais, artísticos, entre outros.

Logo na primeira semana em que foi aberto o agendamento, todas as vagas foram preenchidas por cerca de 170 escolas de diversas partes do país.

Patrocínios
A concretização do Projeto Guerra e Paz só foi possível com o apoio financeiro do BNDES, e a realização da exposição “Guerra e Paz, de Portinari” em São Paulo é apresentada pela Brazilian Finance and Real Estate (BFRE), companhia-referência no mercado brasileiro na estruturação de negócios financeiro-imobiliários para pessoas físicas e jurídicas.

A mostra conta também com o patrocínio de O Boticário, do Banco do Brasil e dos Correios. As empresas Queiroz Galvão Exploração e Produção e Redecard também participam do projeto.

O Projeto Portinari conta com o apoio do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, e o patrocínio da Queiroz Galvão Exploração e Produção, do IBOPE e da Megadata.

Saiba mais: www.portinari.org.br

Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *