22 / 03 / 12

Telecentros recebem móveis e têm equipamentos montados

Nesta última semana, alguns Telecentros em Maceió estão em ritmo acelerado de instalação

Fonte: Débora de Brito
Fotos: Ascom Secti

Profissional faz montagem de Telecentro em Maceió

Profissional faz montagem de Telecentro em Maceió

O investimento do Governo de Alagoas no projeto de Inclusão Digital tem contribuído para a inserção social e a capacitação de centenas de alagoanos. Nas duas últimas semanas, os Telecentros localizados em diversos municípios do Estado receberam os profissionais que fizeram a montagem dos equipamentos, realizando mais uma etapa para que os locais fiquem aptos para entrar em funcionamento.

O processo de montagem dos móveis e equipamentos está ocorrendo nas cidades de Santana do Ipanema, Viçosa, Penedo, Coruripe, Marechal Deodoro, Rio Largo, Batalha e Maceió – que terá mais nove Telecentros.

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec) desenvolvem e gerem muitos Telecentros implantados no Estado.

A Secti trabalha atualmente na implantação de 24 Telecentros, sendo que 20 já estarão em funcionamento ainda neste primeiro semestre de 2012. Já o Itec, órgão vinculado à Secti, gere diretamente os Telecentros do programa DigitAlagoas, no qual o Governo do Estado investiu R$1,5 milhão por meio do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) para instalar 50 unidades.

Para o presidente da Associação dos Moradores do Jardim São Francisco, localizado no Dique-Estrada, José Ferreira de Macedo, o Telecentro é fundamental, porque vai trabalhar com a realização de cursos para a juventude. “Precisamos trabalhar a inclusão digital com o jovem para ter a oportunidade de utilizar o computador, tendo condições de também de encontrar um emprego. Iremos começar aqui no Telecentro com cursos básicos para os moradores em geral, mas dando atenção especial aos jovens, pois percebemos que muitos estão sendo prejudicados por conta das drogas. Se a comunidade não tem acesso a internet torna-se excluída”, finaliza o presidente da Associação, defendendo o resultado significativo que a unidade produzirá na região.

O coordenador de Programas de Inclusão Digital da Secti, Heber Maia, explica que as ações estão sendo executadas para melhor atendimento do programa de Inclusão Digital. Maia lembra a realização do Encontro Regional de Monitores da Rede de Formação Telecentros em Maceió, no final do mês de janeiro deste ano. A programação, segundo Heber Maia, contou com oficinas, palestras e grupos de trabalho com temáticas voltadas para a articulação da formação em rede e a ampliação das ações de projetos comunitários, isso para atender as necessidades da comunidade.

Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *