16 / 03 / 12

Valéria Baraccat Gyy no 5° Shafallah, em Doha, no Catar

Fonte: Ovadia Saadia
Fotos: divulgação

A presidente do Instituto Arte de Viver Bem, Valéria Baraccat Gyy, foi a única brasileira convidada a participar do 5° Shafallah Fórum Internacional, que aconteceu em Doha (Catar). O objetivo do evento foi discutir a condição de pessoas com deficiência que são marginalizadas nas regiões de crises, conflitos e desastres naturais.

Segundo o presidente do Centro Shafallah, Hassan Ali Bin Ali, o mundo deve dar mais atenção a essas pessoas que possuem algum tipo de deficiência e que habitam áreas de risco, o foco também deve estar no desenvolvimento das crianças destas regiões. “Eu gostaria de pedir aos governos que colaborassem com a igualdade, com o instituto e com a implementação deste Fórum”, enfatizou Ali Bin Ali. Na conclusão do Fórum, uma declaração aprovada registrou o compromisso das nações em investigar a realidade dos deficientes, bem como recolher informações para os programas humanitários

Durante os três dias de integração, 250 delegados de mais de 50 países, discutiram assuntos de grande relevância, como a necessidade da análise do problema dos deficientes em suas diversas fases: preparação para desastre, alerta, resposta imediata, pós-conflito e recuperação. A importância em colocar a deficiência como parte integral da agenda da organização de emergência humanitária foi um assunto igualmente explorado.

Sheika Moza Bint Khalifa, mulher do emir Sheike Hamad Bin Khalifa do país e Presidente da Fundação Catar, fez questão de prestigiar o evento e expressar sua posição. “Mais do que falar, é fazer”, diz a responsável por todas as obras sociais realizadas no país.

Há um bilhão de pessoas deficientes no mundo, 800 milhões vivem na pobreza e 65 milhões habitam os campos de refugiados. O Fórum, para Valéria Baracat Gyy, é uma iniciativa que ajuda estas pessoas a terem melhor qualidade de vida. “Trouxe em minha bagagem como ser mais solidária, ter mais compaixão e ser mais engajada em valores humanos. O sonho e a vontade da Sheika e do Hassan em realizar um grande trabalho tornaram o Shafallah Centro de Crianças com Necessidades Especiais uma realidade”.

Informação sobre o instituto Shafallah
O Centro de Shafallah é uma instituição sem fins lucrativos que contém instalações, centros de diagnóstico, avaliação, treinamento e serviços para indivíduos com dificuldades de desenvolvimento e aprendizado.

Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *