10 / 04 / 12

8º FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA CLÁSSICA DE USHUAIA

Ushuaia, aqui na Tierra del Fuego é sempre um espetáculo e não importa a época do ano. A neve cai enquanto acontece a 8ª Edição do Festival de Música Clássica mais austral do mundo que só termina no próximo dia 14 de abril, quando retorno ao Brasil. A 8ª edição foi criada e organizada pela produtora Festspiele SRL. Como sempre, a sede oficial do evento é  Hotel Las Hayas Resort, em seu “Salón Milenio” que tem como tema uma grande homenagem às Ilhas Malvinas, que os britânicos, absurdamente e estupidamente dizem que são deles, em pleno século 21. A abertura esteve a cargo da Orquestra Festival de Ushuaia, integrada por maestros do Teatro Colón, com a direção do Maestro Jorge Uliarte, Diretor Artístico do Festival, com a participação como solista do pianista russo Vitaly Pisarenko. No domingo foi a vez do notavel bandoeonista Rodolfo Mederos que ofereceu um concerto de Tango Sinfônico junto com a Orquestra Festival de Ushuaia.

Às vezes tenho a pretensão de já achar ter visto muita coisa, mas a apresentação de ontem foi algo fora do comum. Ouvir o solista russo Alexander Sherbakov, não tem explicação. Ouvimos concerto para vilino nº 3, em si menor, op. 61 de C. Camille Saint-Saens (França – 1835-1921). Acredito que ele nasceu com o violino na mão tamanho sua maestria, aplaudido efusivamente, retornando diversas vezes ao palco porque o público não deixava de aplaudi-lo. Um mestre realmente. A segunda parte esteve a cargo do Maestro Jorge Uliarte, que nos brindou com à Sinfonia nº 1, em dó menor, op.68 de Johanes Brahmns (1833-1897).

Isso apenas comprova que esta nova edição renova sua programação com a participação de prestigiados solistas internacionais como violoncelista francês Axel Bosquillon de Jenlis, que apresentará um concerto especial no Hotel Los Cauquenes de Ushuaia, o pianista argentino Hernán Ayuv Schmidl, o violinista Doménico Nórdico, o pianista irlandês Michael Mc. Hale e o pianista Tomas Ballicora, entre outros, que irão alternar os concertos durante os 15 dias do festival. Completam a programação notáveis osquestras de Câmara, o Coro Polifônico do Fin del mundo dirigido pelo maestro argentino Pablo Dzodan, o Quarteto de cordas e piano Contrastes; a Orquestra de Câmara Municipal de Rosario, dirigida por Fernando Ciraolo e a Camerata del Teatro Colón com a direção do italiano Luca Garbini. Como de costume também se realizarão concertos populares gratuitos e masterclasses e conferências de Ushuaia, Tolhum e Rio Grande, posicionando cada vez mais  Ushuaia como um gigantesco referencial do outono musical sulamericano, contribuindo para a promoção da Argentina como destino turístico cultural.

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *