11 / 04 / 12

Alagoas dá adeus à arte naïf de Vicente Ferreira

Fonte: Diteal
Fotos: divulgação

Vicente Ferreira

Vicente Ferreira

Faleceu na manhã desta quarta, vítima de um enfarte, o artista plástico Vicente Ferreira de Lima, que além de pintor de arte naïf, era músico, mais conhecido por “Seo Vicente” ou “Ferreirinha”.

Vicente, que completaria 85 anos de idade no dia 22 de maio, era um dos maiores nomes de Alagoas na arte naïf, arte primitiva moderna que é, em termos gerais, a arte que é produzida por artistas sem preparação acadêmica na arte que executam. Era cearense, de Baturité, onde aprendeu a pintar, quando lhe pediram para pintar e desenhar os cenários de novelas em Baturité. Veio para Maceió em 1949. Pintava desde 1943, e começou a trabalhar em circo, quando também começou a tocar sanfona e depois a pintar. Teve exposições em Maceió, Ceará, Pernambuco, França etc.

Sanfoneiro, passou para seus filhos e netos a carreira musical quando tocava no Trio Maceió. Tinha uma sanfona de 8 baixos que não aprendeu a tocar, porque era muito difícil. Depois, comprou uma de 80 baixos, que tocou até recentemente.

Gostava de pintar coisas relacionadas ao patrimônio histórico, como casas e prédios, e o folclore, como Pastoril e baianas.

Vicente também trabalhou na lida, agricultor, com a terra durante muitos anos.

O enterro acontece hoje (quarta), às 16h, no Cemitério São José, no bairro do Prado.

Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *