11 / 04 / 12

Curitiba: uma cidade modelo

Fotos: divulgação

Localizado na região Sul do país, o Paraná ocupa uma área de 199.315 km², conta com 399 municípios e tem apresentado um crescente desenvolvimento social, econômico e urbanístico.

As principais cidades do Paraná são Curitiba, Londrina, Cascavel, Ponta, Maringá, Guarapuava e Foz do Iguaçu, conhecida no mundo inteiro pelas suas magníficas cataratas, que estão na fronteira entre Paraguai e a Argentina.

Curitiba é a capital do Paraná, uma cidade muito civilizada, com clima agradável, no verão, e muito frio durante o inverno. A cidade é formada por diversas etnias, entre elas a italiana, a espanhola, a holandesa, a alemã e a polonesa.

Os curitibanos orgulham-se de terem sido os primeiros a fundar uma universidade, a Universidade do Paraná; e também foram os pioneiros na implementação de ciclovias.

Os habitantes da cidade abrem um grande sorriso quando se referem a Curitiba e tudo de bom que ela oferece.

Com mais de três séculos de existência, Curitiba é um verdadeiro centro cultural, abrigando inúmeras faculdades, monumentos históricos, teatros, além de ser conhecida como a cidade com melhor qualidade de vida e de preservação ambiental.

Passeios
Há vários roteiros turísticos na região: São José dos Pinhais, Araucária, Colombo, Rota dos Tropeiros, e Rota da Louça, em Campo Largo. Percorrendo esse roteiro, o visitante vai conhecer inúmeros parques, restaurantes, vinícolas, Spas e chácaras.

Durante o mês de março, o evento mais importante é o Festival do Teatro Brasileiro, com mais de 200 montagens e peças, que são exibidas ao ar livre.

Já no mês de dezembro, o Natal Encantado reúne centenas de pessoas de todas as cidades vizinhas para ver de perto o prédio que foi construído em 1929 e que, durante o período das festas natalinas, permanece iluminado com mais de 90 mil lâmpadas.

Neste banco, em todos os natais há apresentações de coral

Neste banco, em todos os natais há apresentações de coral

É importante visitar a Igreja do Largo da Ordem, onde está o Museu de Arte Sacra, o Palácio Garibaldi, o Teatro Ópera de Arame, com capacidade para 30 mil pessoas, o Jardim Botânico, o Parque Bariguí, a Catedral na Praça Tiradentes e a feirinha de domingo do Largo da Ordem.

Ópera de Arame

Ópera de Arame

Na hora da pausa, nada melhor do que sentar-se em uma das muitas casas de chá, ou saborear os famosos doces da tradicional confeitaria Schaffer, panificadoras que vendem pães e doces típicos da cidade, e dar um passeio pela Rua 15 de Novembro, também conhecida como rua das flores, onde não há tráfego de veículos. Também visite a Universidade, os shoppings da cidade e as livrarias.

Lojinha da Rua 15 de Novembro

Lojinha da Rua 15 de Novembro

As galerias de arte da cidade são famosas e a antiga estação de trem também, além do lindo passeio público com diversos tipos de animais, árvores frondosas e o típico pinheiro, símbolo da cidade.

Curitiba chama a atenção dos visitantes pela sua limpeza e conservação.

Bem pertinho, no município da Lapa, estão 235 imóveis tombados pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Vale a pena conferir.

Sabores e diversão
A gastronomia de Curitiba é muito rica e saborosa. No bairro de Santa Felicidade estão centenas de restaurantes italianos, com a genuína cozinha trazida pelos imigrantes que chegaram ao Paraná em busca de trabalho.

Lá, estão concentrados todos os restaurantes italianos, com rodízio de frango, polenta, salada, risoto, pasta etc.

No centro da cidade e nos bairros como Batel, Água Verde e as regiões do Palácio do Governo, estão os restaurantes que preparam pratos da cozinha internacional.

Hotéis
Curitiba é repleta de hotéis: dos mais simples aos mais luxuosos, para todos os gostos e bolsos. Alguns no centro da cidade, outros nos tradicionais bairros, pertinho de tudo.

Trânsito
Parece incrível, mas a capital assusta. Quem pensa que o trânsito lá é tranquilo está redondamente enganado; não é, não! Em 2007, os veículos ultrapassaram a marca de mais de um milhão, e com um grande problema: é muito difícil encontrar vaga para estacionar, além do congestionamento do trânsito. Recomendo fazer tudo a pé, principalmente se estiver no centro da cidade.

Os ônibus são rápidos e muito limpos, e com linhas que passam por todos os bairros da cidade.

Quem está de malas prontas para Curitiba, mesmo se for durante o verão, deve levar um casaquinho de lã, porque à noite a temperatura costuma cair um pouco. E para completar a viagem, faça uma visita aos diversos shoppings. Será muito agradável, principalmente para as mulheres. Não esqueça o cartão de crédito, nem o talão de cheques. Divirta-se!

Zilda Brandão – São Paulo/SP

Jornalista mtb 13054 - trabalhou na TV Record durante 10 anos como repórter e comentariasta do Jornal do meio dia, atualmente escreve para a revista Go Where Luxo e também produz algumas matérias para a Go Where gastronomia. É produtora e apresentadora de um programa no Youtube. Sua especialidade é turismo, Hotelaria e Gastronomia, matérias pelas quais ela tem grande paixão. Costuma viajar pelo menos 3 vezes por ano para o exterior, buscando novidades para suas matérias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *