25 / 04 / 12

Gosto Umami é destaque em congresso no início de maio

Quinto gosto básico do paladar humano levará dois palestrantes a evento que comemora os 45 anos da ciência e tecnologia de alimentos no Brasil

Fonte: Race Comunicação
Foto: Internet

O gosto Umami é abundante no leite materno

O gosto Umami é abundante no leite materno

Entre os dias 01 e 04 de maio, acontece no Centro de Convenções da UNICAMP, em Campinas (SP), o XXIII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. E um dos destaques do encontro, que comemora os 45 anos da ciência e tecnologia de alimentos no Brasil, será o gosto Umami, que contará com a participação de dois palestrastes no último dia do evento.

Coordenada pelo professor Felix G. Reyes, da UNICAMP, a sala 3 abordará, na sexta-feira (04), a partir das 9h, o tema “UMAMI: O gosto Umami na saúde e na alimentação”. Serão duas palestras, uma sobre os aspectos sensoriais do gosto Umami, ministrada pela professora Helena M. Bolini, também da UNICAMP; e outra sobre o os benefícios do gosto Umami para a saúde e sua presença no leite materno, ministrada pelo professor Manuel E. Baldeón, da Unversidad San Francisco, de Quito. Confira a programação completa aqui.

FELIX G REYES
– Professor da UNICAMP
– Organizador do livro “Umami e glutamato: aspectos químicos, biológicos e tecnológicos”
– Coordena a sala “UMAMI: O gosto Umami na saúde e na alimentação”

HELENA M BOLINI
– Professora da UNICAMP
– Ministra a palestra “Aspectos sensoriais do gosto Umami”

MANUEL E BALDEÓN
– Professor da Unversidad San Francisco (Quito)
– Ministra a palestra “Os benefícios do gosto Umami para a saúde: sua presença no leite materno e os efeitos no desenvolvimento dos recém-nascidos”

FICHA TÉCNICA PALESTRAS UMAMI

Data: 04/05/2012
Horário: 09h00 às 12h30
Local: Centro de Convenções da UNICAMP (Campinas)
Sala: 03
Coordenador: professor Felix G. Reyes

Palestrantes:
– Professora Helena M. Bolini
– Professor Manuel E. Baldeón

Conteúdo:
– Aspectos sensoriais do gosto Umami
– Os benefícios do gosto Umami para a saúde: sua presença no leite materno e os efeitos no desenvolvimento dos recém-nascidos

GOSTO UMAMI
O gosto Umami é o quinto gosto básico do paladar humano, e foi descoberto em 1908 pelo químico japonês Kikunae Ikeda. Porém, só foi reconhecido pela comunidade científica em 2000, quando pesquisadores da universidade de Miami encontraram receptores específicos nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico, os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias que proporcionam o Umami. Queijo parmesão, tomate, cogumelos e carnes em geral são os alimentos que têm estas substâncias em grande proporção, e por isso possuem o quinto gosto de forma mais acentuada. As duas principais características do Umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento.

Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *